GFNY anuncia as provas dos campeonatos mundiais 2019

GFNY anuncia as provas dos campeonatos mundiais 2019

Em 2019 os cinco continentes são representados pelos campeonatos regionais GFNY, balizando cada vez mais esta como uma competição global.

O GFNY é um evento que foi idealizado e realizado primeiramente em Nova York, caracterizado como uma verdadeira prova de gran fondo. Daí o nome GFNY (Gran Fondo New York). Gran fundo se caracteriza por uma prova de longa distância, levando em conta desafio de resistência dos ciclistas participantes, que devem concluir o percurso no menor tempo possível para conquistar a vitória. Ao longo do percurso há toda estrutura de uma prova profissional, como carros e motos de apoio, ambulância e suporte médico, pontos de hidratação e alimentação, cronometragem total da largada à chegada. Mas o evento em si é muito mais do que isso, muito mais do que somente pedalar. São realizadas várias atrações em paralelo, como a bike expo ou feira de exposição e venda de produtos do segmento esportivo, apresentação de outras provas GFNY do circuito mundial, recepção e entrega dos kits dos atletas, atrações para familiares e visitantes e uma grande festa ao final com direito à refeição aos participantes, medalhas, premiação e troféus aos campeões gerais e por categorias.

O que os atletas podem esperar em uma prova GFNY:

  • Estradas fechadas ou parcialmente fechadas ao tráfego controlado pela polícia;
  • A oportunidade de pedalar e competir em percursos desafiadores, sem nenhuma preocupação;
  • Cronometragem em todo percurso, com resultados e rankings precisos;
  • A oportunidade de qualificação para a box de elite nas provas;
  • Medalhas de participação para todos que concluírem, premiação por faixa etária com pódio aos vencedores;
  • Conjunto uniforme, padronizado e completo de regras;
  • Experiências para os participantes e seus familiares;
  • Um evento organizado e realizado por ciclistas apaixonados pelo ciclismo e pelo GFNY.

O lema da prova é “BE A PRO FOR A DAY” (ser profissional por um dia). Onde cada ciclista tem a oportunidade de realizar uma prova nos moldes e estrutura das grandes voltas internacionais profissionais.

O GFNY por se caracterizar como uma prova global, ao longo dos anos deixou de ser uma prova exclusiva realizada em Nova York e chegou a outros países e cidades pelo mundo: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Indonésia – Bali, Indonésia – Lake Toba, Itália, Jerusalém – Israel, México, Cozumel, México – Monterrey, Panamá , Filipinas, Portugal, República Dominicana, Santa Fe – EUA e Uruguai.

Os cinco campeonatos mundiais, cada um em um continente, tornam-se desafios extras e ainda mais empolgantes, pois cada um deles oferecem mais vagas para participação na principal prova do GFNY World Championship em Nova York abrindo o calendário oficial anual e a prova mais tradicional e esperada de todas. Os 20% melhores colocados por faixa etária, em cada uma das provas dos campeonatos mundiais, se classificam para o box principal de largada na prova de Nova York. E os 10% melhores colocados nas provas não competitivas também se qualificam. Além disso o homem e a mulher campeões gerais de cada campeonato mundial ainda recebem viagens e entradas totalmente gratuitas para o GFNY World Championship em Nova York no dia 19 de maio.

Para 2019 os campeonatos são:

GFNY LATIN AMERICA CHAMPIONSHIP COLOMBIA
Acontecerá no dia 24 de março de 2019. A prova principal será de 138km com 2.431m de altimetria, passando por La Cuchilla, à 3.365m. São esperados 2.500 ciclistas para concorrer ao título. Este campeonato qualifica os 20% melhores colocados para o CAMPAGNOLO GFNY WORLD CHAMPIONSHIP NYC no dia 19 de maio.

GFNY MIDDLE EAST – AFRICA CHAMPIONSHIP JERUSALEM
Acontecerá no dia 3 de maio de 2019. A prova principal será de 126km com 2.219m de altimetria. Uma incrível prova de contrarrelógio passando por uma das cidades mais históricas e importantes do mundo. Este campeonato qualifica os 20% melhores colocados para o CAMPAGNOLO GFNY WORLD CHAMPIONSHIP NYC no dia 19 de maio.

CAMPAGNOLO GFNY WORLD CHAMPIONSHIP NYC
Acontecerá no dia 19 de maio de 2019, a 9ª edição anual da prova-chave do calendário. A prova principal será de 162km com 2.700m de altimetria. A largada será na emblemática Ponte George Washington e são esperados 5.000 ciclistas de mais de 97 países. Este campeonato qualifica os 20% melhores colocados para o CAMPAGNOLO GFNY WORLD CHAMPIONSHIP NYC do próximo ano, 2020.

GFNY CHAMPIONSHIP NORTH AMERICA SANTA FE
Acontecerá no dia 23 de junho de 2019. A prova principal será de 131km com 2.288m de altimetria. Santa Fe no Novo México, será o segundo evento nos Estados Unidos, dando mais uma oportunidade para conhecer este imenso país. A chegada será no topo da montanha Ski Santa Fe, à 3.155m. Este campeonato qualifica os 20% melhores colocados para o CAMPAGNOLO GFNY WORLD CHAMPIONSHIP NYC do próximo ano, 2020.

GFNY EUROPE CHAMPIONSHIP PORTUGAL
Acontecerá no dia 8 de setembro de 2019. A prova principal será de 162km com 2.281m de altimetria. Cascais oferece grande vista da parte costeira, mas também chega à lindas serras e grandes construções históricas. 2018 foi a estréia de Portugal no GFNY e em 2019 já conquista a posição de Campeonato Europeu. Este campeonato qualifica os 20% melhores colocados para o CAMPAGNOLO GFNY WORLD CHAMPIONSHIP NYC do próximo ano, 2020.

GFNY ASIA CHAMPIONSHIP PHILIPPINES
Acontecerá no dia 22 de setembro de 2019. A prova principal será de 140km com 1.554m de altimetria. Uma prova rápida em condições de clima tropical. E é o campeonato final da temporada. Este campeonato qualifica os 20% melhores colocados para o CAMPAGNOLO GFNY WORLD CHAMPIONSHIP NYC do próximo ano, 2020.

Imagens: arquivos GFNY e SPORTOGRAF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *