Grampér promove evento teste

Grampér promove evento teste

Para promover a primeira etapa do evento, organização do Grampér levou ciclistas para reconhecimento de parte do circuito oficial da prova e da região

O final de semana foi marcado por um evento sensacional e bem organizado, para promover o Grampér, uma prova que terá a sua primeira edição realizada em junto no Circuito das Águas de Minas Gerais. Cerca de 40 ciclistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, em sua maioria professores de assessorias esportivas e pessoas influentes no meio do ciclismo amador, foram convidados para participar do evento teste, percorrendo um trecho do percurso original e oficial da prova, totalizando 100km. O evento também serviu para que todos pudessem conhecer a região, suas belezas e onde será a sede da prova.

No sábado, dia 30 de março, a organização e os ciclistas chegaram em São Lourenço, puderam experimentar turismo pela região e o Parque das Águas. Além de conferir de perto a rede hoteleira e de restaurantes. Na parte da noite todos foram convidados a participar de um simpósio para apresentação do breifing do evento teste e das regras de segurança. Já que mesmo sendo um evento teste, contou com apoio de autoridades locais e da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

E no domingo, dia 31 de março, o tão aguardado evento teste. Às 6 horas da manhã os ciclistas concentraram no Calçadão de São Lourenço para receberem mais um breifing e repassar os últimos detalhes sobre normas. E às 6h30 deram a largada. Acompanhados pelas polícias Rodoviária Federal e Militar, mais carros de apoio da organização, ambulância e motobatedores, o pelotão seguiu em direção à Caxambu e retornou para são Lourenço. Um total de 100km que durou aproximadamente 4 horas. Um dia lindo, bom tempo, sol e fresco, e deu para sentir o que a prova promete em termos de organização, apoio, logística e percurso.

A organização teve feedback muito positivo dos ciclistas, que ficaram impressionados com as condições e qualidades do asfalto, um fator importante tanto para competitividade quanto por segurança, e também com as belezas naturais da região.

“O circuito tem tudo o que o ciclista amador de estrada gosta. É desafiador e rápido. Por mais que tenha ganhos de elevação, não é algo maçante. A estrada é muito boa também. Foi minha primeira vez aqui no Circuito das Águas. As cidades foram extremamente acolhedoras conosco e o aspecto turístico também atrai bastante.”

Pedro Barbosa, ex-ciclista profissional e hoje é atleta da Elite Bike Rio Racing Team

“Foi sensacional. Minhas impressões foram as melhores possíveis. A estrada é rodada, tem pontos de subida, há pontos que você consegue desenvolver velocidades na descida. Sem contar a beleza do circuito, conseguimos até ver um casal de tucanos voando perto da gente. Recomendo bastante a realização da prova.”

André Campos, Fundador e professor da ACP Cycling, em São Paulo
Raphael Ritter / Grampér
Raphael Ritter / Grampér

Sobre o Grampér

O Circuito Grampér, vem sendo planejado há mais de dois anos, e aproximadamente em meados de 2018 vem sendo divulgado, promovido e apresentando aos ciclistas, com seu conceito de prova, percurso, organização e estrutura.

Ao longo desse tempo os organizadores formaram um Grupo Técnico composto por representantes dos três municípios envolvidos, das representações legais de infraestrutura, transporte, estradas e rodagem, forças policiais. E o principal objetivo desse Grupo completo tem sido de mapear e garantir ações necessárias para segurança, bom fluxo à população e comunidades da região e aos atletas.

O Circuito Grampér é uma competição 100% nacional, criada e organizada por brasileiros que perceberam e entenderam a necessidade latente dos ciclistas e o crescimento expressivo do esporte no país. Recentemente o Brasil tem atraído grandes franquias de provas internacionais já consagradas. Era chegada a hora de ter uma prova totalmente nacional, de alto nível de qualidade. Essa hora chegou com o Grampér. O nome vem inspirado de um termo francês (“grimpeur”), que significa “escalador”. Escaladores são ciclistas que tem mais afinidade, interesse e desenvolvem mais especialidade em subidas (escaladas).

O Circuito Grampér – Circuito das Águas acontecerá no dia 16 de junho de 2019 e passará por estradas pelas cidades de São Lourenço, Caxambu e Pouso Alto. É esperado um grande público de atletas e em torno de 3.000 turistas visitando a região por conta do final de semana do evento. O Grampér será muito mais que uma prova de ciclismo, e terá também palestras, shows, atividades para crianças e familiares, com o objetivo de integrar o evento ao calendário anual de ciclismo amador nacional, e promover o desenvolvimento de turismo e economia da região. Uma grande prova como essa movimento pessoas durante o final de semana, mas também ajuda a promover pessoas a conhecerem e ao longo do ano outros atletas também podem ir para treinar e se preparar para outras edições.

“A região do Circuito das Águas, que já é muito conhecida por suas estâncias hidrominerais, tem um grande potencial para tornar-se também referência no turismo esportivo.”

“O trajeto é excelente, com muitas subidas e um asfalto ótimo, o que é raro no Brasil. Sem contar na infraestrutura turística da região, que é fora de série.”

Leonardo Souza, um dos sócios do Grampér

E para se inscrever é só acessar o site oficial do Grampér – Circuito das Águas.

Percurso Longo: 154 KM (2.000 metros de altimetria)

Percurso Médio: 88 KM (1.170 metros de altimetria)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *