Copa do Mundo de MTB XCO / XCC 2019 – Etapa de Albstadt

Copa do Mundo de MTB XCO / XCC 2019 – Etapa de Albstadt

A etapa de Albstadt, na edição 2018 da Copa do Mundo de MTB de 2018 foi marcada pela chuva que afetou fortemente o percurso e causou muitos acidentes. Para este ano, após consulta à UCI, o traçado passou por melhorias para torná-lo mais seguro e com mais oportunidades de ultrapassagem, tendo também alguns pontos alargados, criando mais oportunidades de linhas de traçado.

O público esperado é de mais de 10.000 pessoas durante o fim de semana e os fãs vão poder passear por todo o caminho da prova sem muito esforço, apesar da inclinação do terreno. Para complementar a festa, haverá atividades para toda a família e shows. A cidade de Albstadt tem população de 44 mil habitantes, grande parte deles apaixonada pela Copa do Mundo UCI MTB. A cidade fica na região sudoeste da Alemanha e é uma área com muitas minas e indústrias têxteis.

O mundial de Cross-Country Olímpico terá um total de 7 etapas, cada uma delas começando com uma disputa pelo Short Track (XCC) onde será definida a ordem de largada e que também somará pontos para o ranking geral da prova.

O circuito do XCO tem comprimento de 4,2km, e os atletas podem chegar a uma velocidade média de 22km/h. O final da volta no trecho de asfalto sempre gera uma briga final com ótimos sprints. Em Albstadt, o XCC vai acontecer nessa sexta-feira, (17) e vai determinar as duas primeiras linhas do grid de largada do XCO. O XCC vai rolar em uma pista menor, com 1,5km de extensão, mas com maior largura, o que deve trazer uma estratégia diferente para os competidores. A bateria vai ter entre 20 e 25 minutos de duração.

Haverá transmissão em português no site da RedBull.

Horário das provas (horário de Brasília):

  • Sexta (17): Short Track: a partir das 12h20
  • Sábado (18): A partir das 11h
  • Domingo (19): Final Feminina: 6h / Final Masculina: 9h15 

Teremos vários brasileiros na prova, Henrique Avancini, número 3 do mundo, Luiz Henrique Cocuzzi, atual campeão nacional de MTB XCO, além do ciclista olímpico Rubens Valeriano Donizete e seu companheiro de equipe Guilherme Muller. No feminino, Raiza Goulão continua sua escalada no ranking mundial.

Datas e Locais das 7 etapas da Copa do Mundo de MTB:

  • 18 e 19 de Maio: Albstadt, Alemanha
  • 25 e 26 de Maio: Nové Mesto, República Tcheca
  • 6 e 7 de Jullho: Vallnord, Andorra
  • 13 e 14 de Julho: Les Gets, França
  • 3 e 4 de Agosto: Val di Sole, Itália
  • 10 e 11 de Agosto: Lenzerheide, Suíça
  • 7 e 8 de Setembro: Snowshoe, Estados Unidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *