Domingo intenso com duas provas em Petrópolis: corrida e ciclismo

Domingo intenso com duas provas em Petrópolis: corrida e ciclismo

Quem acordou cedo nesse último domingo, dia 26 de maio, foi presenteado com um clima agradável da serra e com muito esporte. Duas provas foram realizadas em Petrópolis: a corrida 15km Petrópolis – Itaipava e o Desafio Serra das Hortências de Ciclismo. A primeira descendo a serra, largando no Palácio de Cristal e chegando no Parque Municipal de Petrópolis, no distrito de Itaipava. E a segunda subindo a serra, largando do Parque Municipal e chegando no alto, na Estrada Philuvio Cerqueira Rodrigues.

Com organização impecável, produção e realização, as duas provas transcorreram com total segurança e qualidade, sem nenhum registro de incidente. Estradas com trânsito controlado com apoio da CPTRANS e PRF, além dos moto-batedores e staff. O público compareceu e torceu, apoiou e vibrou. As duas provas já figuram como clássicas no calendário da cidade. A 15km com muitos anos de história, e a subida das Hortências que já foi percurso para inúmeras competições.

15km Petrópolis – Itaipava

Na corrida 15km Petrópolis – Itaipava, 321 atletas largaram e completaram a prova. Desses, 95 nas categorias femininas e 226 nas categorias masculinas.

A concentração para a prova e entrega de kits, numerais e chips foi no Palácio de Cristal, e a largada na rua ao lado. Todos atletas alinhados dispararam pelas ruas do centro. Logo no início saíram em fuga os atletas de elite, que logo abriram vantagem em ritmo forte. Duas das principais equipes se destacaram na ponta, com atletas da Pé de Vento e Panthers. E encararam o percurso de 15km imprimindo força, mostrando que a prova seria bem disputada. Os atletas tiveram 2 pontos de apoio durante a prova, com distribuição de água, importantes para manter a hidratação, mesmo no clima fresco.

A chegada foi disputada, na disputa geral masculina, com dois atletas da Pé de Vento chegando muito perto. Terceiro e quarto colocados também chegaram quase juntos. A chegada da geral feminino o intervalo entre as primeiras foi um pouco mais distribuído.

Classificação Geral Feminino

  1. ISIS DA COSTA SILVA (equipe JOTAEFE) com tempo de 1:04:31
  2. PRISCILA MANTOVANI (equipe PANTHERS) com tempo de 1:05:04
  3. LETICIA JOCHEM RIBEIRO (equipe LA ASSESSORIA) com tempo de 1:05:50
  4. RAYSSA SANTA ROSA (equipe PANTHERS) com tempo de 1:06:15
  5. MARIA VITORIA RODRIGUES (equipe PANTHERS) com tempo de 1:07:00

Classificação Geral Masculino

  1. FOBIO DOS SANTOS SANCHES (equipe PÉ DE VENTO) com tempo de 50:25
  2. JOSÉ GUTEMBERGUE FERREIRA (equipe PÉ DE VENTO) com tempo de 50:36
  3. DOUGLAS DE OLIVEIRA HENRIQUE (equipe PANTHERS) com tempo de 53:14
  4. JOSÉ ELOY (equipe PÉ DE VENTO) com tempo de 53:25
  5. ARTHUR DA SILVA SOUZA (equipe PANTHERS) com tempo de 54:30

A equipe Pé de Vento recebeu prêmio de melhor resultado por equipes, com somatório de tempos dos atletas, seguido pelas equipes Panthers, Jotaefe, Tri Runner e Bio2. E a equipe Jotaefe foi a que levou mais atletas (62), seguida pelas equipes FB Assessoria de Corrida (30), Bio2 (28), Panthers (24) e Aeróbica (18).

Já está disponível no site Papaleguas o resultado e classificação geral completa e de cada categoria, da 15km Petrópolis – Itaipava.

Desafio Serra das Hortências de Ciclismo

No Desafio Serra das Hortências de Ciclismo, um total de 161 ciclistas largaram e completaram a prova, sendo apenas 17 no total feminino e 144 entre as categorias masculinas.

Um público mais selecionado e restrito, mas mesmo assim importante por ter a atletas e equipes de peso voltando a prestigiar o esporte. Tanto se cobra sobre o maior número de provas de boa qualidade, realização e estrutura, ranqueamento, pontuações e premiações, mas há de se ressaltar também que é necessário boa adesão de atletas. E muitos compareceram e encararam o desafio. A maioria já conhecia a subida da serra, mas muitos estavam pela primeira vez. Alguns atletas foram justamente por ser uma serra bem forte e de constante subida, que acentua no final. Uma grande oportunidade para escaladores, como também para outros níveis de atletas que visam aperfeiçoar nas subidas. Nesse tipo de prova a intensidade da subida é mais importante que a distância.

A concentração e libração dos ciclistas foi no Parque Municipal, neutralizada, e em torno de 6km à frente foi dada a bandeirada para a largada oficial, iniciando a cronometragem. E daí começou a subida e os ciclistas foram administrando ritmo e disputas. Curvas suaves, curvas acentuadas, asfalto em boas condições e cenário lindo. O clima fresco foi constante, mas ao longo do meio para o final da prova o sol foi aparecendo para proporcionar ainda mais beleza da vista e esquentou um pouco. Pontos estratégicos de abastecimento deram conta de hidratar os atletas.

Os atletas de elite da equipe Rio de Janeiro Cycling Team se destacaram na frente, com Edson Antonio Ponciano disparado na frente quase que a totalidade do percurso. E cruzou a linha final com sobra na chegada.

A largada feminina foi no pelotão final. Mas já no trecho neutralizado eles puderam encostas, e após a largada oficial elas entraram forte e passaram muitos atletas masculinos.

Também foi uma prova democrática, com participação de atletas fazendo o percurso de mountain bike, já que a região é tradicionalmente marcada por atletas que treinam regularmente de road e mtb.

A chegada no topo da serra foi linda. Ao longo da estrada grupos de ciclistas se concentraram no mirante e perto de uma das curvas finais, para assistir e torcer. E os vencedores Edson Antonio Ponciano e Paula Campos sobraram na frente dos adversários.

Classificação Elite Masculino

  1. EDSON ANTONIO PONCIANO (equipe RIO DE JANEIRO CYCLING TEAM) com tempo de 50:01
  2. VITOR ANDRADE BENTO (equipe RIO DE JANEIRO CYCLING TEAM) com tempo de 52:02
  3. JOSE RONALDO (equipe UCRJ) com tempo de 52:52
  4. DIONNAS ALEXANDRE SOARES (equipe FÊNIX CICLISMO) com tempo de 53:05
  5. GABRIEL GRAçA ALEXANDRE (equipe RIO DE JANEIRO CYCLING TEAM) com tempo de 54:00

Classificação Geral Feminino

  1. PAULA ALMEIDA LEAL COSTA DE CAMPOS (equipe ELITE BIKE RIO) com tempo de 1:02:11
  2. CARLA VIANA PEREIRA (equipe PSYCLES) com tempo de 1:11:07
  3. ANA CLAUDIA FIGUEIRA DE MELLO (equipe CLINICA VISTA ALEGRE PETROPOLIS) com tempo de 1:11:20
  4. DHIANAH SANTINI DE OLIVEIRA (equipe SFVèLOCLUB) com tempo de 1:13:08
  5. CRISTIANE ANDRADE BARBOZA (equipe WALTER TUCHE / IBS) com tempo de 1:13:15

Classificação Geral Masculino

  1. EDSON ANTONIO PONCIANO (equipe RIO DE JANEIRO CYCLING TEAM) com tempo de 50:01
  2. VINICIUS RANGEL COSTA (equipe RIO DE JANEIRO CYCLING TEAM) com tempo de 51:03
  3. VITOR ANDRADE BENTO (equipe RIO DE JANEIRO CYCLING TEAM) com tempo de 52:02
  4. URWALEI FONESI DE OLIVEIRA (equipe GRAN CLUB TEAM RACE) com tempo de 52:39
  5. JOSE RONALDO (equipe UCRJ) com tempo de 52:52

Já está disponível no site Papaleguas o resultado e classificação geral completa e de cada categoria, do Desafio Serra das Hortências de Ciclismo.

Agradecimentos

Além de parabenizar e agradecer à todos os atletas participantes, ao público que aderiu com alegria calorosa, também é importante agradecer à toda equipe que trabalhou nas duas provas. Além disso, agradecimentos especiais à todos os parceiros que ajudaram a viabilizar a corrida 15km Petrópolis – Itaipava e o Desafio Serra das Hortências de Ciclismo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *