Resultados do short track – Etapa de Les Gets

Resultados do short track – Etapa de Les Gets
Copa do Mundo de MTB XCO / XCC 2019 – Etapa de Les Gets

Mathieu van der Poel ataca no final e acelera para a vitória

Na sexta-feira, 12 de julho, foi disputada a prova de XCC short track da Copa do Mundo UCI MTB, na estação de esqui e mountain bike de Les Gets, nos Alpes franceses.

As provas de XCC short track são marcadas pela junção de técnica e velocidade e o traçado apertado e empoeirado da pista francesa transformou a disputa em uma guerra de táticas e a definição do resultado se deu apenas nos metros finais da última volta.

Mathieu van der Poel que não participou da etapa de Vallnord retornou para a Copa do Mundo UCI MTB nesta etapa e voltou com vontade de recuperar os pontos que deixou de marcar na última etapa.

Emoções da prova

Na largada, Mathieu van der Poel buscava a ponta do pelotão, disputando espaços com o francês Tituan Carod. Os competidores fizeram muitas trocas de posições logo no início da prova, buscando a ponta para fugir da poeira e ter uma melhor visibilidade.

Na terceira volta, Avancini fez um novo ataque, trazendo Nino Schurer e Mathieu van der Poel colados na sua roda. Na quarta volta, o espanhol David Valero veio da parte de trás do primeiro grupo e pulou para a ponta da pelotão, causando uma divisão do grupo e forçando um contra ataque de Nino Schurter. Avancini que era seguido a distância por Mathieu van der Poel reagiu e voltou a ficar próximo aos líderes.

O revezamento na ponta do pelotão estava bem intenso, o belga Jench Schuermans e o suíço Mathias Flückiger também marcaram presença na liderança da prova. Na sétima volta Avancini, assume a ponta e começa a controlar o grupo que o seguia, evitando as tentativas de ultrapassagem com uma pedalada forte e bom posicionamento no traçado, tangenciando bem as curvas.

XCC short track - Copa do Mundo de MTB XCO / XCC 2019 – Etapa de Les Gets

Nino Schurter atacou o no começo da oitava volta, mas Avancini aproveitou o terreno para arrancar mostrando muita força na última subida e tentou se descolar do grupo, apenas o holandês Mathieu van der Poel seguiu o brasileiro nesta subida, mas logo depois da descida, no apertado trecho asfaltado do traçado, o grupo todo estava reunido novamente.

O belga Jench Shuermans abre a última volta tentando voltar para a liderança ao se antecipar aos outros competidores, Avancini não deixa por menos e contra ataca, voltando para ponta, com Mathieu van der Poel em segundo e, o francês Victor Koretsky em terceito. Na entrada da vila de Les Gets no trecho asfaltado do circuito, Avancini estava na mira de Van der Poel, na curva que levava para a linha de chegada, o holandês percebeu que o brasileiro fazia uma tangência mais aberta na curva final e atacou por dentro, pulando na frente e forçando o sprint nos 100 metros finais, Avancini veio forte, acompanhando bem o holandês, mas não teve espaço para retomar a ponta.

Mathieu van der Poel ficou com a vitória na prova do XCC short track, com Avancini em segundo, seguidos na terceira posição por Korestsky e Nino Schurter no quarto lugar.

Foi uma prova muito difícil e tentei ficar entre os primeiros o tempo inteiro como estratégia, até mesmo para evitar engolir poeira. Pude fazer boas ultrapassagens, mas no final cometi um erro bobo e acabei abrindo espaço para o Mathieu.

Henrique Avancini

A prova feminina foi bastante diferente. Na quinta das sete voltas, Kate Courtney atacou corajosamente e manteve um ritmo alucinante até cruzar a linha de chegada. Atrás dela, Pauline Prevot, Jolanda Neff e Elisabeth Brandau tentaram de tudo, mas não conseguiram encurtar a distância para a norte-americana. Raiza Goulão terminou a prova na 38ª colocação.

XCC short track - Copa do Mundo de MTB XCO / XCC 2019 – Etapa de Les Gets

Confira os resultados da prova

Resultados – Elite Masculino
1 – Mathieu van der Poel
2 – Henrique Avancini
3 – Victor Koretzky
4 – Nino Schurter
5 – Jens Schuermans

Resultados – Elite Feminino
1 – Kate Courtney
2 – Pauline Prevot
3 – Jollanda Neff
4 – Elisabeth Brandau
5 – Ramona Forchini

Confira o vídeo completo das disputas do XCC short track.

Calendário da Copa do Mundo UCI MTB

Datas e Locais das 7 etapas da Copa do Mundo de MTB:
18 e 19 de Maio: Albstadt, Alemanha
25 e 26 de Maio: Nové Mesto, República Tcheca
6 e 7 de Jullho: Vallnord, Andorra
13 e 14 de Julho: Les Gets, França
3 e 4 de Agosto: Val di Sole, Itália
10 e 11 de Agosto: Lenzerheide, Suíça
7 e 8 de Setembro: Snowshoe, Estados Unidos

Veja aqui como foram as etapas anteriores da Copa do Mundo UCI MTB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *