Resultado 3ª etapa – Volta de San Juan

Resultado 3ª etapa – Volta de San Juan

A terceira etapa do Vuelta começou em frente ao palácio municipal de Ullum e terminou passando pela barragem de Punta Negra. O contra-relógio teve 15,2 quilômetros de extensão. As largadas começaram pouco depois das 17 horas (no horário de Brasília) e o final da prova, só veio depois de mais de 3 horas, com o tempo já escurecendo e a chuva atrapalhando os últimos ciclistas.

É na etapa de contra-relógio que cada ciclista pode demonstrar todo o seu potencial e aproveitar para melhorar sua classificação geral na prova. Esta é uma etapa individual, cada ciclista larga sozinho, com intervalo de 1 minuto, em ordem inversa à chagada da etapa anterior. Sem a ajuda dos companheiros de equipe, os competidores fazem o trecho buscando a maior velocidade possível nas retas e despejando força nas subidas, aqui o

Para esta etapa, os ciclistas usaram as mesmas bicicletas do resto da competição, não foi permitido o uso de bicicletas próprias para as provas curtas e rápidas do contra-relógio.

O primeiro ciclista a se destacar por mais tempo no topo da tabela foi o português Nelson Oliveira, marcando o tempo de 0:20:41. A liderança do português não durou muito tempo, poucos minutos depois, o espanhol Óscar Sevilla completou a subida em 0:20:24.

A hora da decisão

A grande sensação da tarde foi o belga Remco Evenepoel, que mostrou força em cada pedaço da subida, baixando a primeira parcial da subida em mais de 30 segundos e fechando o tempo final em 0:19:16.

O italiano Filippo Ganna foi quem chegou mais perto da marca de Remco Evenepoel, marcando 0:19:48 e estes foram os únicos que entraram na casa dos 19 minutos.

Quando a etapa parecia que ia ficar mais competitiva, chegando a vez dos ciclistas mais bem colocados na segunda etapa, o tempo começou a ficar mais instável na região, o vento que acompanhou todos os que já haviam terminado a subida começou a ficar mais forte e muitas nuvens pesadas se formavam em cima do percurso. Faltando cerca de 10 competidores para terminar a etapa, a chuva começou a cair, atrapalhando uma possivel disputa pelo topo da tabela, os tempos subiram muito, com Peter Sagan conseguindo marcar 0:24:43 e Fernando Gaviria 0:24:44, Marco Benfatto levou mais de 27 minutos para completar o percurso, terminando na última colocação.

Com o agravamento da chuva e o risco de raios, a organização da prova, chegou, inclusive, a cancelar o pódio de comemoração da etapa.

Premiações

Daniel Juárez da meta sprint e César Paredes da meta de montanha mantiveram suas camisas, pois não houveram estas disputas na terceira etapa. Remco Evenepoel levou as camisas de líder geral e melhor ciclista sub-23, Juan Pablo Dotti ficou com a de melhor argentino e o melhor atleta de San Juan foi José Reyes.

Seleção Brasileira

O resultado final da seleção brasileira teve Vinicius Rangel em 50º, André Gohr em 74º, Alessandro Ferreira em 86º, Leonardo Finkler em 117º, Felipe Brito em 120º, Renan Ladewig em 140º.

O brasileiro Magno Prado, da equipe SEP – San Juan, ficou com a 25ª colocação na etapa.

Top 10 da terceira etapa

Classificação geral

Acompanhe as transmissões ao vivo pelo site Si San Juan, clicando aqui.

Fique ligado no SprintNews e acompanhe todas as emoções da Volta de San Juan, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *