Após uma boa campanha no início da competição, válida para vagas para participação nas Olimpíadas de Tóquio 2020, a seleção de futebol sub-23 do Brasil caiu um pouco de rendimento e precisou decidir no último jogo a vaga.
A Argentina, com a melhor campanha e o título no pré-olímpico das Américas e vaga conquistados com antecedência, estava invicta. O Brasil também não tinha derrotas mas havia amargado empates e por isso brigava com o Uruguai pelo segundo lugar. Apenas duas vagas estavam disponíveis nessa classificatória.
No primeiro jogo do dia, o Uruguai venceu a Colômbia por 3 x 1, colocando o passaporte disponível para carimbar. Mas logo em seguida o Brasil entrou em campo no estádio Alfonso López, em Bucaramanga, Colômbia, com a responsabilidade de enfrentar a Argentina campeã. Fato, o Brasil precisava vencer, para garantir o segundo lugar a a vaga. No caso de empate ou derrota o Uruguai assumiria a vaga.
O Brasil é o atual campeão olímpico, vencendo na Rio 2016. Com essa responsabilidade de buscar manter o título, ninguém queria perder a chance de participar de mais uma olimpíada. O Brasil entrou completo contra uma Argentina com alguns reservas e mudanças, já que Capaldo, Gaich e Urzi estavam suspensos. A seleção canarinho se mostrou mais acertada e ofensiva desde o começo, com velocidade no ataque.
Aos 12 minutos Paulinho abriu o placar. Com o gol no início, os brasileiros tiveram uma certa liberdade em campo e mais espaço. Aos 22 minutos uma bola no travessão animou ainda mais. O caminho parecia promissor para os gols. Aos 30 minutos o zagueiro argentino Nehuén Pérez errou o recuo de cabeça, e Matheus Cunha foi mais rápido ao interceptar, dando um balão no goleiro. Pérez ainda conseguiu chegar junto e salvar a bola quase na linha. Mas Matheus Cunha levantou e recuperou a bola dando um chute para dentro, acertando o zagueiro colado na rede. Na segunda etapa, aos 9 minutos Matheus Cunha marcou e fechou o placar de 3 à 0 garantindo a vitória brasileira, um bom jogo e a vaga olímpica. A torcida colombiana gritava “olé” em coro, nitidamente apoiando o Brasil.
Países classificadoss para Tóquio 2020
- Japão (país sede)
- Alemanha
- Espanha
- França
- Romênia
- África do Sul
- Egito
- Costa do Marfim
- Nova Zelândia
- Coreia do Sul
- Austrália
- Arábia Saudita
- Argentina
- Brasil
Faltam ainda duas vagas da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe), que serão disputadas em março no México.
Acompanhe toda a cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio no SprintNews, através deste link e das nossas redes sociais.