Uma Caloi com orgulho

Uma Caloi com orgulho

A Caloi, tradicional marca de bicicletas que são paixão nacional há várias gerações, mais precisamente há 122 anos, acaba de lançar um modelo exclusivo de bicicleta para celebrar o orgulho e a diversidade.

A Caloi tem o slogan “fabricamos ciclistas”, justamente por defender que não fabrica bicicletas, mas pessoas apaixonadas por pedalar. Quem não lembra de ter tido uma Caloi alguma época da vida? Eu comecei a pedalar em uma Caloi Cecizinha, e já adulto realizei o sonho de ter uma speed, com uma Caloi by Eddy Merckx.

Mas agora, por uma causa ainda maior, a Caloi laçou uma campanha diferenciada: “fabricamos respeito”. Em janeiro de 2019, os funcionários criaram dentro da fábrica o Comitê da Diversidade, para trazer à discussão e tratar de demandas relativas à jovens, idosos, pessoas com deficiências e diversidade sexual, étnica e racial, tolerância religiosa e direitos humanos. Pedalar é algo muito bom, mas pedalar por uma boa e democrática causa é melhor ainda.

No mês de junho de 2019, em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQI+ (28 de junho), a Caloi alterou a foto de perfil no Facebook, sendo a única empresa brasileira do ramo de bicicleta à fazer tal ação, gerando grande repercussão e engajamento nas redes sociais. A Iniciativa foi ideia do Comitê da Diversidade.

“Como diz a nossa assinatura, fabricamos ciclistas. Mas, antes de tudo, fabricamos respeito. A Caloi é uma marca com 122 anos de história e que desde sempre levanta a bandeira do ciclismo nacional. Acreditamos que fazemos o que fazemos porque ‘movemos pessoas por um mundo melhor’, como diz nosso propósito. E dar visibilidade a causas tão latentes faz nossos pedais girarem mais rápido e nosso guidão apontar na direção de uma sociedade mais justa. Temos orgulho de ser uma marca nacional. Temos orgulho de defender o ciclismo. Temos orgulho de ser uma empresa para todos.”

Afirmou Eduardo Rocha, diretor de marketing da Caloi

E hoje, dia 13 de fevereiro de 2020, a Caloi lançou oficialmente a “Bike do Orgulho”: a Rainbow, uma bicicleta customizada com pintura especial nas cores da bandeira LGBTQI+, que simboliza o respeito. No top tube há a inscrição “Movemos pessoas por um mundo melhor”.

Tecnicamente é uma mountain bike com quadro em alumínio 6160, aro 29, suspensão dianteira com 60mm de curso, 21 velocidades (componentes Shimano), e com posição conforto, semi inclinada. Bem voltada para uso urbano, asfalto e trilhas leves. Bem versátil.

Serão produzidas apenas 260 unidades do modelo Rainbow e comercializadas pela loja oficial da Caloi no Mercado Livre, com preço de R$ 999,00.

E 100% dos lucros arrecadados com as vendas da Rainbow serão doados à Casa 1, um centro de acolhida para pessoas LGBT expulsas de casa por conta de suas orientações afetivas sexuais e identidade de gênero. A Casa 1 fica em São Paulo e também oferece, através do Galpão Casa 1, atividades culturais e educativas, promovendo a diversidade cultural, produção de conhecimentos e pensamento livre, com programação gratuita e inclusiva. Além disso, através da Clínica Social Casa 1, oferece atendimento psicoterápico, atendimento médico e terapias complementares, com perspectiva humanizada, promovendo saúde mental à comunidade LGBT.

Parabéns à Caloi, aos funcionários em criar o Comitê da Diversidade, à Casa 1 e à agência Tribal WolrdWide que desenvolveu a ideia. Que hajam mais iniciativas que promovam diálogo, respeito, inclusão. Esse é um pilar importante do esporte, promover saúde e bem estar. E porque não fazer isso com orgulho?