Brasileiro de MTB – Henrique Avancini vence o XCO

Brasileiro de MTB – Henrique Avancini vence o XCO

Henrique Avancini conquistou o título do Cross Country Olímpico (XCO) do Campeonato Brasileiro de MTB 2020. Avancini e José Gabriel Marques duelaram pela vitória do começo ao fim da corrida. Após terminarem a primeira volta juntos, Avancini teve um furo de pneu e parou na área de apoio, perdendo segundos preciosos. Para conseguir chegar em José Gabriel e voltar para a disputa, Avancini teve que acelerar e conseguiu alcançar novamente a ponta faltando duas voltas para o fim. Henrique Avancini conquistou seu 17º título nacional – 15 de XCO, 1 de XCC short track e 1 de XCM maratona. Luiz Cocuzzi completou o top 3 no pódio.

Quando são as férias? Estou precisando.

O dia foi duro. Teve muita emoção. Estou feliz porque é uma honra conquistar o título nacional. Não apenas pela vitória, mas por ter o direito de carregar a bandeira do brasil nos eventos internacionais. É bastante simbólico e estou bastante aliviado. A carga dessas provas no Brasil para mim é bem maior. Parece que se eu não ganhar, eu não tive boa performance. E não é assim porque os adversários também se preparam bem, ainda mais quando vale um título nacional. Não é fácil me manter motivado e em boa forma. E também não foi fácil hoje, principalmente pela temporada e por ter um furo de pneu.

Henrique Avancini

José Gabriel Marques conseguiu chegar apenas 18 segundos atrás de Henrique Avancini.

Sabia que eu tinha que pressionar o Avancini desde o começo e tirá-lo da zona de conforto. Consegui apertar ele e ele acabou errando, furando o pneu em uma região com pedras da pista. Porém, não observei que ele havia furado e fizemos a trilha juntos, só percebendo o fato quando ele parou no ponto de apoio para trocar a roda. Quando você tem 1% de chance você tem que arriscar. Tentei, dei meu máximo para ele não chegar descansado perto de mim. Ele atacou em uma parte onde eu sofria mais do que ele. Tive cabeça, mas sabia que tirar 10 segundos do Henrique é difícil. Estou muito satisfeito com minha colocação.

José Gabriel Marques

Último ciclista a conseguir vencer um título nacional de XCO na elite diante de Henrique Avancini na elite o paulistano Luiz Cocuzzi, vencedor de 2017, completou em terceiro, cerca de 5 minutos atrás de Avancini.

Essa prova para mim foi na raça. Semana passada tive um aperto físico e passei muito mal. Me poupei e não participei do Short Track, para sobrar fôlego para o XCO. Consegui um lugar no pódio, mas foi bem longe da minha performance.

Luiz Cocuzzi
Brasileiro de MTB

Pódio XCO Masculino

1 – Henrique Avancini: 1:15:45
2 – José Gabriel: 1:16:03
3 – Luiz Cocuzzi: 1:20:05

Categorias de base

Além das disputas na categoria elite, também estiveram os títulos das categorias de base do MTB XCO Os campeões foram: Henrique Bravo (infanto-juvenil), Lázaro Moreira (juvenil), Cainã Guimarães (júnior) e Gustavo Xavier (sub-23).

Onde assistir

O Campeonato Brasileiro de MTB vai ser completamente fechado ao público, devido às restrições por conta da pandemia de Covid-19 mas as competições vão ser transmitidas ao vivo pela TV, nos canais Band (TV aberta) e BandSports (TV fechada), ou também pela RedBull TV.

No sábado, 31 de outubro, a BandSports e o site da RedBull TV vão transmitir as provas do XCO Feminino, às 11:30, e XCO Masculino, às 13:30. Já no domingo, 1 de novembro, o Downhill será transmitido pelo Bandsports e pela TV Band, às 10h.

Link da transmissão no site da RedBull.

A programação completa do Campeonato Brasileiro de MTB está disponível no site do evento: mtbfestival.com.br

Cobertura do SprintNews

Veja mais sobre o Campeonato Brasileiro de MTB clicando aqui.

Veja todas as matérias do SprintNews sobre MTB clicando aqui.