Tour de France 2021 – Mark Cavendish vence etapa 13

Tour de France 2021 – Mark Cavendish vence etapa 13

Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep) venceu nesta a etapa 13 do Tour de France, entre Nimes e Carcassonne, acelerando forte nos 100 metros finais para deixar seu colega de equipe Michael Morkov em 2º e Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix) em 3º.

Esta é a a quarta vitória de Mark Cavendish no Tour de 2021 e a 34ª somando todas as suas participações no Tour. Cavendish iguala o recorde de Eddy Merckx, que já durava 50 anos.

Que dia. Estou morto depois de ter corrido 220 quilômetros com calor e vento. Eu estava tão no limite no final, mas tive que acelerar por causa do quanto os meus colegas de equipe trabalharam para mim. Para mim, esta é mais uma vitória de etapa no Tour de France, mas também a realização de um sonho especial. Apenas um sonho de criança que se tornou realidade depois de muito trabalho duro. Se uma das minhas vitórias puder inspirar dez crianças para enfrentar o ciclismo e talvez correr o Tour de France no futuro, isso é o que mais importa para mim.

Acho que nunca poderei ser comparado ao grande Eddy Merckx, o maior ciclista de todos os tempos, mas acho que igualar o número de vitórias em etapas é algo para se colocar em perspectiva.

Mark Cavendish
Mark Cavendish

A Deceuninck-QuickStep tentou controlar a frente do pelotão nos últimos dois quilômetros, mas as equipes DSM e Bahrain Victorious atrapalharam os planos faltando 600 metros da chegada. Davide Ballerini (Deceuninck-QuickStep), acelerou sozinho nos últimos 300 metros, mas Ivan García Cortina (Movistar) acelerou logo atrás de Ballerini. O espanhol trazia Morkov, Cavendish e Philipsen na roda, mas não conseguiu ser o mais rápido na finalização e terminou em 4º lugar. Morkov forçou a embalada e abriu caminho para o sprint de Cavendish, que acelerou tudo o que pode para cruzar a meta, tendo esperado até o último momento para dar o bote e levar a etapa.

Cavendish aumentou sua liderança na classificação de pontos, adicionando 50 pontos à sua vitória, além dos oito que ganhou pelo sprint intermediário. O britânico tem agora 279 pontos, Michael Matthews (Team BikeExchange) é o 2º, com 101 pontos e Philiipsen é o 3º, com 94 pontos.

Uma queda atingiu vários ciclistas no meio do pelotão, Simon Yates (Team BikeExchange), Sergio Higuita (EF Education-Nippo), Nacer Bouhanni (Arkéa-Samsic). Rafał Majka (UAE Emirates), Wout Poels (Bahrain Victorious), Roger Kluge (Lotto Soudal) e Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) foram atingidos. Soren Kragh Andersen (Team DSM) caiu em uma encosta com bastante vegetação neste acidente, mas não aparentava ter ferimentos graves. Ainda durante a etapa veio a notícia que Simon Yates e Roger Kluge tiveram que abandonar o Tour por causa desta queda.

Tadej Pogacar (UAE Emirates) manteve sua vantagem com a camisa amarela. Rigoberto Urán (EF Education-Nippo) continua em 2º, a 5min18s, seguido de Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma).

Melhores momentos – Etapa 13

Top 10 – Etapa 13

1- Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep) – 5:04:29
2- Michael Morkov (Deceuninck-QuickStep) – m.t.
3- Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix) – m.t.
4- Ivan Garcia Cortina (Movistar Team) – m.t.
5- Danny van Poppel (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) – m.t.
6- Alex Aranburu Deba (Astana-Premier Tech) – m.t.
7- Christophe Laporte (Cofidis) – m.t.
8- André Greipel (Israel Start-up Nation) – m.t.
9- Magnus Cort (EF Education-Nippo) – m.t.
10- Jasper Stuyven (Trek-Segafredo) – m.t.

Mark Cavendish

Classificação Geral

1- Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) – 52:27:12
2- Rigoberto Uran (EF Education-Nippo) – 0:05:18
3- Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) – 0:05:32
4- Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) – 0:05:33
5- Ben O’Connor (AG2R Citroën Team) – 0:05:58
6- Wilco Kelderman (Bora-Hansgrohe) – 0:06:16
7- Alexey Lutsenko (Astana-Premier Tech) – 0:06:30
8- Enric Mas Nicolau (Movistar Team) – 0:07:11
9- Guillaume Martin (Cofidis) – 0:09:29
10- Pello Bilbao (Bahrain Victorious) – 0:10:28

Mark Cavendish

Camisas

Amarela: Tadej Pogacar (UAE Emirates)
Verde: Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep)
Bolinhas vermelhas: Nairo Quintana (Arkea-Samsic)
Branca: Tadej Pogacar (UAE Emirates)

Percurso etapa 13

A etapa 13 vai de Nimes atá Carcassonne e terá 219,9 km de extensão. Mais uma etapa para velocistas que vai passar pelas arenas romanas mais bem preservadas do mundo, terminando nas torres da cidade medieval de Carcassonne.

Etapa 13

Veja mais no site oficial do Tour de France, clicando aqui.

Fique ligado no SprintNews e leia todas as matérias da Tour de France, clicando aqui.