Tour de France 2021 – Tadej Pogacar vence etapa 18

Tour de France 2021 – Tadej Pogacar vence etapa 18

O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a etapa 18 do Tour de France 2021. Esta é a sua segunda vitória seguida com a camisa amarela. A etapa foi disputada entre Pau e Luz Ardiden e foi a última etapa de montanhas desta edição do Tour. Jonas Vingegaard (Jumbo Visma) e Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) terminaram em 2º e 3º e Enric Mas (Movistar Team) foi o 4º na etapa.

É inacreditável. Depois de ontem, hoje me senti bem. Estou muito feliz com a vitória. É louco. O ciclismo é um jogo para mim desde que comecei. Estou gostando de jogar e estou super feliz. 50% da vitória neste Tour de France já é minha, nunca se sabe. Ainda faltam algumas etapas. Por que deveria me preocupar com Vingegaard no contrarrelógio? Pode acontecer que eu perca seis minutos, esperemos que não. É uma disciplina na qual sempre dou meu 100%. Vai ser uma experiência nova estar na crono com a camisa amarela. Mal posso esperar por isso. A etapa foi super difícil. O ritmo já estava muito alto no Tourmalet. Eu meio que esqueci de tudo para focar na última escalada e dar o meu máximo até o final.

Tadej Pogacar

A vitória, com a chegada ao alto e pontuação de montanha dobrada levou Pogacar a conseguir também a liderança da classificação de montanha. O esloveno agora acumula três camisas: a amarela, a branca e a de bolinhas vermelhas.

A classificação de montanhas tem Tadej Pogacar com 107 pontos, seguido de Wouter Poels com 88 pontos e Jonas Vingegaard é o terceiro, com 82 pontos.

A disputa pela camisa verde dos sprintistas tem Mark Cavendish em primeiro com 298 pontos, seguido de Michael Matthews com 260 pontos e Sonny Colbrelli em terceiro somando 208 pontos.

Na classificação da camisa branca Tadej Pogacar segue em primeiro, seguido por Jonas Vingegaard e David Gaudu em terceiro.

A etapa

A etapa começou com Chris Juul-Jensen (BikeExchange), Matej Mohoric (Bahrain Victorious) e Sean Bennett (Qhubeka-NextHash) sendo os primeiros na escapada. Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick Step) e Pierre-Luc Périchon (Cofidis) alcançaram o grupo no Km 32, abrindo vantagem de 1min20s para o pelotão perseguidor.

Alaphilippe e Mohoric começaram a escalar o Tourmalet juntos, com uma vantagem de 1min30s sobre o pelotão, enquanto quatro franceses se juntaram: Pierre Rolland (B & B-KTM), Pierre Latour (TotalEnergies), Kenny Elissonde (Trek-Segafredo) e Valentin Madouas (Groupama-FDJ).

Faltando 6 km para o topo, o grupo da frente tinha ciclistas: Alaphilippe, Mohoric, Latour, Elissonde, Madouas e David Gaudu (Groupama-FDJ), Omar Fraile (Astana), Ruben Guerreiro (EF) e Ion Izagirre (Astana). Latour e Gaudu escaparam deste grupo para alcançarem o topo do Tourmalet juntos.

Gaudu liderou a descida do Tourmalet e chegou ao começo da subida para Luz Ardiden sozinho na frente, mas foi alcançado pelo pelotão faltando 9,5 km para o fim. Faltando 5,5 km, Rafal Majka (UAE Emirates) acelerou e provocou uma nova quebra no grupo, quando Pogacar aumentou o ritmo e seguiu com um grupo de cinco a 3,5 km da chegada.

Na subida final para Luz Ardiden, o camisa amarela respondeu a duas acelerações de Enric Mas (Movistar). No segundo ataque, faltando menos de 1 km para a meta, Pogacar aproveitou a chance para assumir a liderança e ainda tentou abrir alguma vantagem. Jonas Vingegaard (Jumbo Visma) e Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) terminaram em 2º e 3º e Enric Mas foi o 4º.

Com a vitória, Pogacar encerrou a última etapa de montanha do Tour 2021 com 5min45s de vantagem na liderança geral. Vingegaard é o 2º e Carapaz o 3º, a 5min51s. David Gaudu venceu o prêmio de mais combativo da etapa.

Melhores momentos – Etapa 18

Top 10 – Etapa 18

1- Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) – 3:33:45
2- Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) – 0:00:02
3- Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) – m.t.
4- Enric Mas Nicolau (Movistar Team) – 0:00:13
5- Daniel Martin (Israel Start-up Nation) – 0:00:24
6- Sepp Kuss (Jumbo-Visma) – 0:00:30
7- Sergio Higuita Garcia (EF Education-Nippo) – 0:00:33
8- Ben O’Connor (AG2R Citroën Team) – 0:00:34
9- Wilco Kelderman (Bora-Hansgrohe) – m.t.
10- Alejandro Valverde (Movistar Team) – 0:00:40

Classificação Geral

1- Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) – 75:00:02
2- Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) – 0:05:45
3- Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) – 0:05:51
4- Ben O’Connor (AG2R Citroën Team) – 0:08:18
5- Wilco Kelderman (Bora-Hansgrohe) – 0:08:50
6- Enric Mas Nicolau (Movistar Team) – 0:10:11
7- Alexey Lutsenko (Astana-Premier Tech) – 0:11:22
8- Guillaume Martin (Cofidis) – 0:12:46
9- Pello Bilbao (Bahrain Victorious) – 0:13:48
10- David Gaudu (Groupama-FDJ) – 0:18:42

Camisas

Amarela: Tadej Pogacar (UAE Emirates)
Verde: Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep)
Bolinhas vermelhas: Tadej Pogacar (UAE Emirates)
Branca: Tadej Pogacar (UAE Emirates)

Percurso etapa 18

A etapa 18 terá 129,7 km de extensão entre Pau e Luz Ardiden e será a última etapa de montanhas do Tour de France 2021. O grande destaque da etapa é a subida ao Col du Tourmalet, o gigante dos Pirineus. A altitude no topo do percurso chega a 2.115 metros acima do nível do mar e a subida até lá tem 17,1 km de extensão com 7,3% de inclinação média. Depois que os ciclistas descerem do Col du Tourmalet terão uma nova escalada para concluir a etapa, a subida ao Luz Ardiden, com 13,3 km de extensão e inclinação de 7,4%. O Col du Tourmalet foi escalado pela primeira vez no Tour de France em julho de 1910 e passou a fazer parte da história do Tour, sendo utilizada 79 vezes pelo Tour, mais do que qualquer outra montanha na história da competição.

Veja mais no site oficial do Tour de France, clicando aqui.

Fique ligado no SprintNews e leia todas as matérias da Tour de France, clicando aqui.