La Vuelta 2021 – Fabio Jakobsen vence etapa 8

La Vuelta 2021 – Fabio Jakobsen vence etapa 8

Fabio Jakobsen (Deceuninck-QuickStep) venceu a etapa 8 da La Vuelta e retomou a camisa verde de líder da classificação por pontos, é a sua segunda vitória na edição de 2021. A etapa foi disputada entre Santa Pola e La Manga del Mar Menor com 173,7 km de extensão e foi percorrida em 3h56min05s. Alberto Dainese (Team DSM) foi o 2º colocado e Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix) fechou o pódio na 3ª colocação.

Foi muito especial vencer novamente. Eu não estava me sentindo tão bem esta manhã. Ontem foi uma etapa difícil. Mas a equipe teve fé e estou feliz por terminar. Os últimos 10 km rápidos ao longo da costa foram bem rápidos e a equipe fez um trabalho perfeito.

Consegui estar em uma boa posição e comecei meu sprint na curva, a 200m da chegada. Era uma questão de ser forte, rápido e chegar na hora certa. Cheguei duas vezes atrasado e desta vez foi perfeito e consegui fazer um sprint completo para a linha. Há dois anos, ganhei duas vezes. Estou extremamente feliz e grato por estar aqui.

Fabio Jakobsen

A etapa

O percurso da etapa era praticamente plano, a disputa começou com a fuga de Ander Okamika (Burgos-BH), Aritz Bagües (Caja Rural-Seguros RGA) e Mikel Iturria (Euskaltel-Euskadi), que chegaram a abrir 3min45s para o pelotão. No sprint intermediário, no Km 104,5, Bagües foi o mais rápido e faturou o prêmio de mais combativo da etapa.

O grupo perseguidor começou liderado pela Deceuninck-Quick Step, mas a Apecin-Fenix assumiu a ponta e começou a acelerar, faltando 100 km da chegada, a vantagem do trio escapado caiu para 1min04s.

Ander Okamika (Burgos-BH), Aritz Bagües (Caja Rural-Seguros RGA) e Mikel Iturria (Euskaltel-Euskadi) na fuga do dia

As equipes Groupama-FDJ, BikeExchange e Bora-Hansgrohe revezavam-se na ponta e tentavam posicionar seus trens para embalarem os líderes. Na longa reta até a chegada, a Alpecin parecia ter a melhor posição, depois a Bora surgiu, trabalhando para Jordi Meeus. O vento dificultava a organização e o grupo nervoso atrapalhava o posicionamento dos sprinters.

O embalador da Deceuninck-Quick Step fez um ótimo trabalho e trouxe Fabio Jakobsen para ponta na reta final, Jakobsen mostrou sua potência para disparar e não ser mais alcançado, cruzando a linha para sua segunda vitória em etapas nesta Vuelta. Philipsen ficou mal posicionado e teve que lutar para chegar em terceiro, atrás do italiano Alberto Dainese.

Não houve mudanças na classificação geral e nem pontos de montanha distribuídos neste etapa. Primoz Roglic segue com a camisa vermelha. Fabio Jakobsen reassume a liderança por pontos, com 180 pontos, seguido por Jasper Philipsen, com 164 pontos, mantando a briga pela camisa verde emocionante.

Foi um bom dia, consegui ficar longe de problemas. Amanhã será um grande dia nas montanhas. A equipe está forte, eu estou me sentindo bem e com certeza vamos lutar pela camisa vermelha.

Primoz Roglic

Melhores momentos – Etapa 8

Top 10 – Etapa 8

1- Fabio Jakobsen (Deceuninck-QuickStep) – 3:56:05
2- Alberto Dainese (Team DSM) – m.t.
3- Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix) – m.t.
4- Jordi Meeus (Bora-Hansgrohe) – m.t.
5- Juan Sebastian Molano (UAE Team Emirates) – m.t.
6- Itamar Einhorn (Israel Start-up Nation) – m.t.
7- Arnaud Demare (Groupama-FDJ) – m.t.
8- Michael Matthews (Team BikeExchange) – m.t.
9- Martin Laas (Bora-Hansgrohe) – m.t.
10- Piet Allegaert (Cofidis) – m.t.

Classificação Geral

1- Primoz Roglic (Jumbo-Visma) – 29:14:40
2- Felix Grossschartner (Bora-Hansgrohe) – 0:00:08
3- Enric Mas Nicolau (Movistar Team) – 0:00:25
4- Miguel Angel Lopez Moreno (Movistar Team) – 0:00:36
5- Jan Polanc (UAE Team Emirates) – 0:00:38
6- Egan Bernal Gomez (Ineos Grenadiers) – 0:00:41
7- Jack Haig (Bahrain Victorious) – 0:00:57
8- Sepp Kuss (Jumbo-Visma) – 0:00:59
9- Aleksandr Vlasov (Astana-Premier Tech) – 0:01:06
10- Adam Yates (Ineos Grenadiers) – 0:01:22

Camisas

La Roja: Primoz Roglic
Maillot verde: Fabio Jakobsen
Maillot de la montaña: Pavel Sivakov
Maillot blanco: Egan Bernal

Veja mais no site oficial da La Vuelta, clicando aqui.

Fique ligado no SprintNews para mais matérias durante a prova e os resultados da disputa do La Vuelta 2021, clicando aqui.

SprintNews