La Vuelta 2021 – Damiano Caruso vence etapa 9

La Vuelta 2021 – Damiano Caruso vence etapa 9

Damiano Caruso (Bahrain Victorious) venceu a etapa 9 da La Vuelta, o italiano vice-campeão do Giro d’Italia 2021, foi o único ciclista da fuga a seguir na ponta e manteve a liderança da etapa por mais de 70 km. A etapa foi disputada entre Puerto Lumbreras e Velefique, teve 188 km de extensão e mais de 4.500 metros de ganho de altimetria. Foi a etapa mais dura da edição de 2021 até agora e deve estar entre as mais difíceis da La Vuelta deste ano. A chegada foi no Alto de Velefique, depois de 13,2 km de subida com inclinação média de 6,4%.

Caruso terminou o trajeto em 5h03min14s com vantagem de 1min05s sobre o 2º colocado e líder da classificação geral, Primoz Roglic (Jumbo-Visma). Enric Mas (Movistar) foi o 3º, a 1min05s. Além da vitória da etapa, Caruso também conquistou a liderança da classificação de montanha.

Foram 71 km sozinho! Fui sozinho porque sabia que a Ineos estava estabelecendo um ritmo muito forte. Disse a mim mesmo que atacaria antes que pegassem meu grupo. Achei que a lacuna era maior do que realmente era. É incrível para mim conseguir isso depois do Giro. A última escalada foi muito longa. Eu sabia que estava ficando apertado e me concentrei em meu próprio ritmo.

Quando estava nos últimos quilômetros, percebi que tinha uma chance de vencer. Agradeço a todos os fãs que continuaram a me apoiar depois do Giro. Agradeço também a minha família por esta vitória.

Damiano Caruso
Damiano Caruso conquista o Maillot de la montaña

A etapa

A etapa 9 teve quatro grandes escaladas, o Alto de Cuatro Vientos, de categoria 2, com 10,5km a 3,8%, o Alto Collado Venta Luisa, de categoria 1, com 29km a 4,4%, o Alto Castro de Filabres, com 7,1 km a 3,9%, além da escalada final, demorou para ter uma fuga.

A fuga do dia se formou somente após 93 km percorridos com Damiano Caruso (Bahrain Victorious), Olivier Le Gac e Rudy Molard (Groupama-FDJ), Robert Stannard (Team BikeExchange), Romain Bardet e Martijn Tusveld (DSM), Kenny Elissonde (Trek-Segafredo), Rafal Majka (UAE Emirates), Lilian Calmejane (AG2R-Equipe Citroën), Ángel Madrazo (Burgos-BH) e Julen Amézqueta (Caja Rural- Seguro RGA).

As equipes do pelotão passaram a se movimentar mais nos nos nove quilômetros finais, com Primoz Roglic e Adam Yates (Ineos Grenadiers) entre os mais combativos. Yates tentou puxar um forte ritmo, Egan Bernal teve dificuldade de acompanhar o grupo nos quilômetros finais e perdeu tempo. Mikel Landa (Bahrain Victorious) também ficou para trás.

Na base da subida final, Caruso ainda tinha boa vantagem para o pelotão. O grupo perseguidor se dividiu na parte inicial e mais íngreme da subida. Faltando sete quilômetros para o fim, Adam Yates atacou e dividiu o grupo mais uma vez, levando junto Primoz Roglic, Egan Bernal, Enric Mas e Miguel Angel Lopez.

Faltando 5 km pro final, Enric Mas e Primoz Roglic se destacam do grupo e Mas toma a frente com Roglic seguindo na sua roda. Os dois seguiram juntos até a chegada com Roglic marcando o espanhol de perto para atacar nos metros finais e cruzar em segundo lugar.

Caruso foi capaz de resistir à aproximação da dupla Roglic e Mas, cruzou a chegada com mãos na cabeça para sua segunda vitória de etapa em um Grand Tour neste ano. A sua primeira foi na penúltima etapa do Giro d’Italia 2021 e que lhe garantiu o segundo lugar na Geral da grande volta italiana.

Na classificação geral, Egan Bernal (Ineos Grenadiers) perdeu mais de um minuto para Roglic e caiu para a quinta colocação. Enric Mas subiu para o segundo lugar e Miguel Ángel López é o terceiro.

Melhores momentos – Etapa 8

Top 10 – Etapa 8

1- Damiano Caruso (Bahrain Victorious) – 5:03:14
2- Primoz Roglic (Jumbo-Visma) – 0:01:05
3- Enric Mas Nicolau (Movistar Team) – 0:01:06
4- Jack Haig (Bahrain Victorious) – 0:01:44
5- Miguel Angel Lopez Moreno (Movistar Team) – m.t.
6- Adam Yates (Ineos Grenadiers) – m.t.
7- Gino Mader (Bahrain Victorious) – 0:02:07
8- Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) – 0:02:10
9- Egan Bernal Gomez (Ineos Grenadiers) – m.t.
10- David de la Cruz (UAE Team Emirates) – 0:02:40

Enric Mas Nicolau e Primoz Roglic na briga pelo 2º lugar

Classificação Geral

1- Primoz Roglic (Jumbo-Visma) – 34:18:53
2- Enric Mas Nicolau (Movistar Team) – 0:00:28
3- Miguel Angel Lopez (Movistar Team) – 0:01:21
4- Jack Haig (Bahrain Victorious) – 0:01:42
5- Egan Bernal Gomez (Ineos Grenadiers) – 0:01:52
6- Adam Yates (Ineos Grenadiers) – 0:02:07
7- Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) – 0:02:39
8- Sepp Kuss (Jumbo-Visma) – 0:02:40
9- Felix Grossschartner (Bora-Hansgrohe) – 0:03:25
10- David de la Cruz (UAE Team Emirates) – 0:03:55

Camisas

La Roja: Primoz Roglic
Maillot verde: Fabio Jakobsen
Maillot de la montaña: Damiano Caruso
Maillot blanco: Egan Bernal

Veja mais no site oficial da La Vuelta, clicando aqui.

Fique ligado no SprintNews para mais matérias durante a prova e os resultados da disputa do La Vuelta 2021, clicando aqui.

SprintNews