La Vuelta 2021 – Michael Storer vence etapa 10

La Vuelta 2021 – Michael Storer vence etapa 10

Michael Storer (Team DSM) vence a etapa 10 e conquista sua segunda vitória na La Vuelta 2021. Storer foi o ciclista mais forte do grupo da fuga e cruzou a meta depois de um ataque na subida final ao Puerto de Almáchar. O belga Mauri Vansevenant (Deceuninck-QuickStep) foi o 2º, a 22 segundos e o francês Clément Champoussin (AG2R Citroën Team) terminou em 3º. A etapa marca o recomeço da Vuelta após o primeiro dia de descanso, com um percurso de 189 km entre Roquetas de Mar e Rincon de la Victoria.

É realmente ainda mais incrível do que da última vez. Foi uma grande luta pela fuga. É um desses dias épicos. Eu me senti bem na última escalada e sabia exatamente o que tinha que fazer para vencer hoje. Senti o momento de atacar, fui e esperei pelo melhor. Ainda não acredito que venci duas etapas difíceis nesta Vuelta em dez dias. É realmente inacreditável.

Michael Storer

A etapa

O grupo da fuga chegou a ter com 31 ciclistas que conseguiram abrir uma vantagem de 12 minutos para o resto do pelotão. A etapa só começou a ficar movimentada depois de 65 km percorridos, Andrea Bagioli (Deceuninck QuickStep) acelerou e foi seguido por Richard Carapaz (Ineos Grenadiers), mas os dois não foram muito longe e o pelotão se dividiu, o camisa verde Fabio Jakobsen (Deceuninck QuickStep) foi um dos que ficaram para trás.

No Km 87, um forte grupo escapou, com Michael Storer (Team DSM), Guillaume Martin (Cofidis), Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert), Kenny Elissonde (Trek) e Magnus Cort (EF). A fuga acelerou forte e manteve uma média de velocidade bem alta e, no Km 125, a vantagem já tinha passado de 8 minutos.

A Jumbo-Visma parecia não ter intenção de fazer muito esforço para buscar a fuga e nenhuma outra equipe fez questão de tentar puxar o pelotão mais para frente. No km 136, a vantagem da fuga já passava de 9 minutos para o pelotão com Primoz Roglic, assim Odd Christian Eiking se tornava o líder virtual da prova.

Depois do sprint intermediário em Torre del Mar, um grupo com Jesús Herrada (Cofidis), Alex Aranburu (Astana), Matteo Trentin (UAE Emirates) e Floris De Tier (Alpecin) tentou manter a ponta, mas Michael Storer reagiu, alcançou o grupo e mostrou sua força para buscar a vitória.

Primoz Roglic atacou seus adversários dentro do pelotão de trás e seguiu sozinho, mas acabou caindo em uma curva e perdeu o tempo que tinha ganho para os perseguidores e acabou cruzando a meta junto com Enric Mas e Miguel Angel López (Movistar). Na classificação geral Odd Christian Eiking assumiu a camisa de líder com Guillaume Martin (Cofidis) em segundo, a 58 segundos e Roglic caiu para o 3º lugar, a 2min17s. Enric Mas caiu para o 4º lugar na geral, a 2min45s e Lopez é o 5º, a 3min38s.

Sem a queda teria sido melhor, não? Mas não é tão ruim. Foi um pouco de ação, hein? Sem risco, sem glória.

Primoz Roglic

Melhores momentos – Etapa 10

Top 10 – Etapa 10

1- Michael Storer (Team DSM) – 4:09:21
2- Mauri Vansevenant (Deceuninck-QuickStep) – 0:00:22
3- Clément Champoussin (AG2R Citroën Team) – m.t.
4- Dylan van Baarle (Ineos Grenadiers) – m.t.
5- Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) – m.t.
6- Jhonatan Narvaez Prado (Ineos Grenadiers) – 0:00:51
7- Nicholas Schultz (Team BikeExchange) – m.t.
8- Geoffrey Bouchard (AG2R Citroën Team) – m.t.
9- Lilian Calmejane (AG2R Citroën Team) – m.t.
10- Kenny Elissonde (Trek-Segafredo) – m.t.

Classificação Geral

1- Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) – 38:37:46
2- Guillaume Martin (Cofidis) – 0:00:58
3- Primoz Roglic (Jumbo-Visma) – 0:02:17
4- Enric Mas Nicolau (Movistar Team) – 0:02:45
5- Miguel Angel Lopez Moreno (Movistar Team) – 0:03:38
6- Jack Haig (Bahrain Victorious) – 0:03:59
7- Egan Bernal Gomez (Ineos Grenadiers) – 0:04:46
8- Sepp Kuss (Jumbo-Visma) – 0:04:57
9- Adam Yates (Ineos Grenadiers) – 0:05:01
10- Felix Grossschartner (Bora-Hansgrohe) – 0:05:42

Odd Christian Eiking é o novo líder da classificação geral

Camisas

La Roja: Odd Christian Eiking
Maillot verde: Fabio Jakobsen
Maillot de la montaña: Damiano Caruso
Maillot blanco: Egan Bernal

Veja mais no site oficial da La Vuelta, clicando aqui.

Fique ligado no SprintNews para mais matérias durante a prova e os resultados da disputa do La Vuelta 2021, clicando aqui.

SprintNews