La Vuelta 2021 – Fabio Jakobsen vence etapa 16

La Vuelta 2021 – Fabio Jakobsen vence etapa 16

Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick Step) venceu a etapa 16 da La Vuelta. O holandês, dono da camisa verde, conseguiu sua terceira vitória na edição de 2021 derrotando Jordi Meeus (Bora Hansgrohe) e Matteo Trentin (UAE Emirates) no sprint da chegada em Santa Cruz de Bezana. A etapa 16 foi a última chance dos velocistas disputarem uma chegada, a partir da etapa 17 as montanhas estarão bem mais presentes na Vuelta.

Um aniversário é sempre um bom dia, mas estou muito contente com esta vitória. Estou muito feliz e também gostaria de aproveitar este momento, com minha terceira vitória, para agradecer a três pessoas que foram muito importantes na minha recuperação: Professor Meijer do Hospital de Nijmegen, Yvan Van Mol, meu médico da equipe, e Cor van Wanrooij, meu osteopata durante minha recuperação. Então, gostaria de agradecer a esses três, amo todos eles.

Fabio Jakobsen, comemorando a vitória no dia do seu 25º aniversário

A etapa

A etapa 16 foi disputada entre Laredo e Santa Cruz de Bezana com um percurso de 180 km. Uma queda envolvendo Guillaume Martin (Cofidis) e Enric Mas (Movistar Team), Giulio Ciccone (Trek-Segafredo) e outros ciclistas trouxe um momento de apreensão logo no começo da etapa. Guillaume Martin, segundo colocado na geral e Enric Mas, quarto na geral conseguiram seguir e terminar a etapa sem grandes perdas de tempo, Giulio Ciccone não teve a mesma sorte e abandonou no km 95.

A fuga do dia tinha Stan Dewulf (AG2R-Citroën Team), Mikel Bizkarra (Euskaltel-Euskadi), Dimitri Claeys (Team Qhubeka NextHash) e Quinn Simmons (Trek-Segafredo), eles foram alcançados por Jetse Bol (Burgos-BH) e os cinco seguiram juntos para abrir uma vantagem de 1min44s, enquanto isso, no grupo perseguidor, a Groupama-FDJ, Team DSM e Deceuninck-Quick Step se revezaram para não deixar a fuga aumentar sua vantagem.

Fuga do dia

Faltando menos de 60 km para o fim da etapa, a UAE Emirates assumiu a ponta do grupo perseguidor e forçou o ritmo para baixar a vantagem dos escapados que caiu para 45 segundos. Fabio Jakobsen perdeu contato com o pelotão e logo sua equipe conseguiu trazê-lo de volta para o grupo.

Com 10 km para a meta, Jetse Bol tentou escapar e logo foi pego de volta pelo grupo perseguidor que já havia alcançado os outros ciclistas da fuga. As equipes começaram a organizar seus velocistas para o sprint e Fabio Jakobsen acelerou mais forte para cruzar a meta antes de todo o grupo e comemorar seu aniversário com mais uma vitória.

Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) manteve a liderança na geral, seguindo junto com o pelotão.

Taticamente falando, foi talvez o meu dia mais fácil com a camisa vermelha, mas por outro lado foi difícil reiniciar depois do dia de descanso. Eu me senti bem, mas com sono o dia todo. No final, hoje não foi difícil defender a camisa vermelha.

Amanhã os Lagos de Covadonga serão muito decisivos para a classificação geral. Vai ser uma corrida muito dura desde o início. Vai ser muito divertido correr lá.

Odd Christian Eiking

Melhores momentos – Etapa 16

Top 10 – Etapa 16

1- Fabio Jakobsen (Deceuninck-QuickStep) – 4:08:57
2- Jordi Meeus (Bora-Hansgrohe) – m.t.
3- Matteo Trentin (UAE Team Emirates) – m.t.
4- Michael Matthews (Team BikeExchange) – m.t.
5- Alberto Dainese (Team DSM) – m.t.
6- Jon Aberasturi Izaga (Caja Rural-Seguros RGA) – m.t.
7- Rui Oliveira (UAE Team Emirates) – m.t.
8- Riccardo Minali (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) – m.t.
9- Antonio Jesus Soto Guirao (Euskaltel-Euskadi) – m.t.
10- Clement Venturini (AG2R Citroën Team) – m.t.

Classificação Geral

1- Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) – 64:06:47
2- Guillaume Martin (Cofidis) – 0:00:54
3- Primoz Roglic (Jumbo-Visma) – 0:01:36
4- Enric Mas Nicolau (Movistar Team) – 0:02:11
5- Miguel Angel Lopez Moreno (Movistar Team) – 0:03:04
6- Jack Haig (Bahrain Victorious) – 0:03:35
7- Egan Bernal Gomez (Ineos Grenadiers) – 0:04:21
8- Adam Yates (Ineos Grenadiers) – 0:04:34
9- Sepp Kuss (Jumbo-Visma) – 0:04:59
10- Felix Grossschartner (Bora-Hansgrohe) – 0:05:31

Camisas

La Roja: Odd Christian Eiking
Maillot verde: Fabio Jakobsen
Maillot de la montaña: Romain Bardet
Maillot blanco: Egan Bernal

Veja mais no site oficial da La Vuelta, clicando aqui.

Fique ligado no SprintNews para mais matérias durante a prova e os resultados da disputa do La Vuelta 2021, clicando aqui.

SprintNews