La Vuelta 2021 – Primoz Roglic vence etapa 17

La Vuelta 2021 – Primoz Roglic vence etapa 17

Primoz Roglic (Jumbo-Visma) conquistou a vitória da etapa 17 da La Vuelta e retomou a liderança da classificação geral. Seu colega de equipe Sepp Kuss cruzou a meta em segundo, 1min35s depois de Roglic e Miguel Angel Lopes (Movistar) foi o 3º.

No ciclismo sempre há risco, muita coisa pode acontecer. Mas hoje correu bem. É um dia super legal para mim e para toda a equipe. Não pensei em nada, apenas fui com Egan Bernal. Fiquei pensando um pouco… Nossa, isso é bem longe, com uma subida ainda difícil no final. Mas estava indo bem e apenas pedalei o mais forte possível na última escalada. Quando vi, estava sozinho.

Acho que foi a minha melhor atuação na Vuelta. A diferença na classificação geral nunca é grande o suficiente, mas é boa, nós merecemos.

Primoz Roglic

A etapa

A etapa 17 foi disputada entre Unquera e Lagos de Covadonga e teve 185,8 km de extensão. Uma etapa com muitas montanhas e a novidade da edição de 2021 foi o pelotão passar duas vezes pela Collada Llomena, com uma subida de 8 km e inclinações de até 14%. A subida final foi em Covadonga, uma das escaladas mais tradicionais da Vuelta.

Logo depois da largada, Pelayo Sánchez (Burgos-BH), Cesare Benedetti (Bora-Hansgrohe), Mauri Vansevenant (Deceuninck-Quick Step), Arnaud Démare e Olivier Le Gac (Groupama-FDJ) e Dylan Sunderland (Qhubeka NextHash) já formaram a primeira fuga. Depois de dez quilômetros Jan Tratnik (Bahrain Victorious) e Robert Stannard (BikeExchange) alcançaram o grupo da frente. Esta fuga não durou muito e os escapados foram neutralizados logo depois do km 30.

Uma segunda fuga se formou com Alex Krieger (Alpecin-Fenix), Mark Padun (Bahrain Victorious), Kevin Geniets (Groupama-FDJ), Andreas Kron (Lotto Soudal), Damien Howson (BikeExchange), Michael Storer (Team DSM), Bert-Jan Lindeman (Qhubeka NextHash) e Joe Dombrowski (UAE Emirates), este grupo também não durou muito.

Quando o pelotão chegou à primeira passagem pela subida do La Collada Llomena um grupo com cerca de 30 ciclistas começou a acelerar e se separou do pelotão. Olivier Le Gac (Groupama-FDJ) ficou à frente do grupo na descida, abrindo 30 segundos de vantagem para o pelotão.

Faltando 75 km para a chegada, a chuva acompanhava os ciclistas e Le Gac mantinha a frente. Ele só foi alcançado na segunda subida ao La Collada Llomena, quando Egan Bernal (Ineos) lançou um ataque tão forte para tomar a ponta que somente Primoz Roglic conseguiu acompanhar. Os dois ciclistas foram aumentando a diferença de tempo cada vez mais. A 7,7 km da chegada, Primoz Roglic viu que era a hora de definir a etapa e acelerou, deixando Bernal para trás e cruzou a linha. Egan Bernal ainda foi alcançado pelo pelotão e terminou a etapa na 7ª colocação.

A vitória deu a Roglic uma vantagem de 2min22s sobre Enric Mas (Movistar) e 3min11s sobre Lopez na classificação geral. Odd Christian Eiking (Intermarché-Wanty) teve uma queda na estrada molhada, mas conseguiu se recuperar, mesmo assim chegou quase 10 minutos depois de Roglic e não conseguiu segurar a camisa vermelha que voltou para o esloveno.

Melhores momentos – Etapa 17

Top 10 – Etapa 17

1- Primoz Roglic (Jumbo-Visma) – 4:34:45
2- Sepp Kuss (Jumbo-Visma) – 0:01:35
3- Miguel Angel Lopez Moreno (Movistar Team) – m.t.
4- Adam Yates (Ineos Grenadiers) – m.t.
5- Jack Haig (Bahrain Victorious) – m.t.
6- Enric Mas Nicolau (Movistar Team) – m.t.
7- Egan Bernal Gomez (Ineos Grenadiers) – m.t.
8- Gino Mader (Bahrain Victorious) – m.t.
9- Louis Meintjes (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) – 0:02:29
10- Clément Champoussin (AG2R Citroën Team) – 0:02:44

Classificação Geral

1- Primoz Roglic (Jumbo-Visma) – 68:42:56
2- Enric Mas Nicolau (Movistar Team) – 0:02:22
3- Miguel Angel Lopez Moreno (Movistar Team) – 0:03:11
4- Jack Haig (Bahrain Victorious) – 0:03:46
5- Guillaume Martin (Cofidis) – 0:04:16
6- Egan Bernal Gomez (Ineos Grenadiers) – 0:04:29
7- Adam Yates (Ineos Grenadiers) – 0:04:45
8- Sepp Kuss (Jumbo-Visma) – 0:05:04
9- Felix Grossschartner (Bora-Hansgrohe) – 0:06:54
10- Gino Mader (Bahrain Victorious) – 0:06:58

Camisas

La Roja: Primoz Roglic
Maillot verde: Fabio Jakobsen
Maillot de la montaña: Romain Bardet
Maillot blanco: Egan Bernal

Veja mais no site oficial da La Vuelta, clicando aqui.

Fique ligado no SprintNews para mais matérias durante a prova e os resultados da disputa do La Vuelta 2021, clicando aqui.

SprintNews