La Vuelta 2021 – Magnus Cort vence etapa 19

La Vuelta 2021 – Magnus Cort vence etapa 19

Magnus Cort Nielsen (EF Education-Nippo) venceu a etapa 19 da La Vuelta, é sua terceira vitória do dinamarquês na edição de 2021. Cort estava na frente desde o começo da etapa pois estava na fuga do dia e ultrapassou o português Rui Oliveira (UAE Emirates) e o americano Quinn Simmons (Trek-Segafredo) na reta final para conquistar a vitória. A etapa foi disputada entre Tapia a Monforte de Lemos e teve um percurso com 191,2 km de extensão.

É realmente incrível. É um sonho e realmente espero não acordar. Comecei a acreditar com apenas 5 ou 6 km pela frente. Foi um dia muito difícil. Nem sempre trabalhamos bem juntos na frente e tivemos ataques que diminuíram o tamanho do grupo e depois no final todos estavam com as pernas cansadas e foi muito difícil trabalhar bem juntos em terrenos montanhosos.

Devo agradecer ao meu colega de equipe Lawson Craddock. Ele fez um trabalho incrível e eu literalmente não poderia ter feito isso sem tê-lo comigo na fuga hoje. Foi incrível vencer no topo do que chamarei de montanha, porque sou da Dinamarca. Essa foi uma vitória muito especial.

Magnus Cort Nielsen
Cort

A etapa

A primeira metade do percurso tinha muitas subidas e descidas e era seguido de uma segunda parte mais leve em descida, unindo a Galícia e o Principado das Astúrias até Monforte de Lemos.

Depois da dura subida ao Gamoniteiru na etapa 18, as equipes que brigam pela classificação pareciam que iam querer um dia de descanso e recuperação mas as demais equipes ainda querem tentar uma vitória. Este foi o tom da etapa, muita movimentação, foram várias tentativas de fuga e a última dela terminou com um grupo de 18 ciclistas, entre eles, o dinamarquês Magnus Cort.

O pelotão chegou a ficar a menos de 1 minuto dos ciclistas da fuga e a briga entre fuga e pelotão ainda durou alguns quilômetros até que todos se juntaram. Depois da junção dos dois grupo, o americano Quinn Simmons e o português Rui Oliveira assumiram a ponta e logo foram seguidos por Andrea Bagioli (Deceuninck-Quickstep), Craddock (EF Nippo), Magnus Cort, Andreas Kron (Lotto Soudal) e Anthony Roux (FDJ), formarando um novo grupo na frente.

Pouco antes da chegada a Monforte de Lemos, a BikeExchange tentou trazer Michael Matthews, enquanto a DSM também começou a trabalhar para lançar Alberto Dainese, mas os dois não conseguiram alcançar o grupo da frente.

Cort

Magnus Cort se esforçava na ponta para buscar a vitória, o grupo escapado vinha forte com ele mas o pelotão ainda tentava chegar junto. Lawson Craddock e Magnus Cort Nielsen tinham uma pequena vantagem, mas Quinn Simmons foi o primeiro a atacar para o sprint final. Magnus Cort foi pacientemente e esperou mais um pouco até lançar um ataque fulminante para a vitória. Atrás dele a briga foi intensa com, o Português Rui Oliveira chegou em segundo, chorando de emoção, o ataque antecipado de Quinn Simmons rendeu o terceiro lugar do pódio, Lawson Craddock ergueu os braços para comemorar o trabalho em equipe com a vitória de Cort, mas ficou com a sétima colocação.

O português Rui Costa mostra que está em excelente forma e uma vitória é questão de tempo.

Magnus Cort cruzou à linha de chegada 21 minutos antes do melhor tempo previsto pela organização da prova.

Só faltam mais duas etapas para o fim da La Vuelta 2021. A etapa 20 será decisiva para quem ainda quer brigar pela classificação geral e a etapa 21 é o contrarrelógio em Santiago de Compostela.

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) terminou a etapa em segurança e está bem próximo de seu terceiro título da La Vuelta, depois das vitórias de 2019 e 2020. O camisa vermelha tem 2min30s de vantagem sobre o vice Enric Mas (Movistar) e 2min53s sobre Miguel Angel Lopez (Movistar), o 3º colocado.

Melhores momentos – Etapa 19

Top 10 – Etapa 19

1- Magnus Cort (EF Education-Nippo) – 4:24:54
2- Rui Oliveira (UAE Team Emirates) – m.t.
3- Quinn Simmons (Trek-Segafredo) – m.t.
4- Andrea Bagioli (Deceuninck-QuickStep) – m.t.
5- Anthony Roux (Groupama-FDJ) – m.t.
6- Andreas Kron (Lotto Soudal) – m.t.
7- Lawson Craddock (EF Education-Nippo) – 0:00:05
8- Alberto Dainese (Team DSM) – 0:00:18
9- Matteo Trentin (UAE Team Emirates) – m.t.
10- Alexander Krieger (Alpecin-Fenix) – m.t.

Cort

Classificação Geral

1- Primoz Roglic (Jumbo-Visma) – 77:49:37
2- Enric Mas Nicolau (Movistar Team) – 0:02:30
3- Miguel Angel Lopez Moreno (Movistar Team) – 0:02:53
4- Jack Haig (Bahrain Victorious) – 0:04:36
5- Egan Bernal Gomez (Ineos Grenadiers) – 0:04:43
6- Adam Yates (Ineos Grenadiers) – 0:05:44
7- Sepp Kuss (Jumbo-Visma) – 0:06:02
8- Gino Mader (Bahrain Victorious) – 0:07:48
9- Guillaume Martin (Cofidis) – 0:08:31
10- David de la Cruz (UAE Team Emirates) – 0:09:24

Camisas

La Roja: Primoz Roglic
Maillot verde: Fabio Jakobsen
Maillot de la montaña: Michael Storer
Maillot blanco: Egan Bernal

Veja mais no site oficial da La Vuelta, clicando aqui.

Fique ligado no SprintNews para mais matérias durante a prova e os resultados da disputa do La Vuelta 2021, clicando aqui.

SprintNews