Um dia histórico e cansativo! O pelotão de La Vuelta 23 enfrenta 4.000 metros de ganho de elevação nas subidas dos Pireneus com uma chegada ao cume sem precedentes no topo do Tourmalet.
Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) venceu a etapa 13 da La Vuelta 2023, o alpinista dinamarquês mostrou sua força atacando a 8 km do fim para conquistar a vitória solo no topo do Col du Tourmalet. O trabalho de equipe da Jumbo-Visma mantendo a ponta do pelotão durante a subida final foi coroado com o segundo lugar de Sepp Kuss e o terceiro de Primoz Roglic.
A etapa 13 passou pelo território francês, a Vuelta largou em Formigal e rumou para o incrível Col du Tourmalet, além dos 135km de percurso, o pelotão enfrentou mais de 4 mil metros de ganho de elevação. O caminho passou pelo Col d’Aubisque (16,5 km a 7,1%), pelo Col de Spandelles (10,3 km a 8,3%) para chegar ao Col du Tourmalet (18,9 km a 7,4%). O “gigante dos Pirineus” estreou no Tour de France em 1910.
Estou tão feliz… Não poderia escolher um dia melhor. Hoje é o aniversário da minha filha e eu queria tanto ganhar para ela hoje. Nosso plano era ver se conseguiríamos vencer os adversários hoje. E então aconteceu. Estou muito feliz, orgulhoso. Este é para minha filha Frida
Jonas Vingegaard

Sepp Kuss segue com a camisa vermelha de líder da classificação geral. O pódio triplo da Jumbo-Visma trouxe Primoz Roglic para a segunda colocação geral, a 1min37s e Jonas Vingegaard para a terceira, a 1min e 44s, o dinamarquês veste a camisa de líder das montanhas. João Almeida (UAE Team Emirates) e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) ficaram para trás e perderam minutos. João Almeida caiu para o décimo lugar, 8m e 39s e Remco caiu para décimo nono, com mais de 27m de desvantagem. Remco também perdeu a camisa branca para Juan Ayuso (UAE Team Emirates).
Jonas teve uma jornada impressionante desde o começo. Na primeira subida ouvimos que Remco tinha ficado para trás. Antes disso, queríamos apenas rodar mais ou menos no nosso próprio ritmo, mas quando ouvimos isso, tentamos aumentar a diferença
Durante toda a etapa, Jonas se sentiu super bem e hoje é aniversário da filha, então foi uma motivação extra.
Sepp Kuss
A etapa
A estrada sobe assim que os ciclistas partem de Formigal. Elie Gesbert (Arkea Samsic) lidera o primeiro ataque. Romain Bardet (DSM-Firmenich) chega primeiro ao topo do Puerto de Portalet (km 4,4). Mas o pelotão volta à longa descida em direção à subida do Col d’Aubisque.
Vários ataques ocorrem na icônica escalada dos Pireneus mas os atacantes não conseguem manter uma fuga consistente. O ritmo do pelotão é tão implacável que o vencedor da Vuelta 22 Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) fica para trás, assim como João Almeida (UAE Team Emirates).
Michael Storer (Groupama-FDJ) lidera o caminho para o cume. Os líderes da classificação geral estão logo atrás, com exceção de Almeida, que perde 30s e Evenepoel, que já perde 1 minuto para os pelotão da frente.
A Bahrain Victorious dividiu o grupo dos líderes da classificação geral na descida. Sepp Kuss e Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) seguem no grupo da frente. A UAE Team Emirates faz força para trazer os perseguidores para perto do pelotão quando eles chegam às primeiras encostas do Col de Spandelles. Mikel Landa (Bahrain Victorious) e Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) lançam mais ataques a 60km da meta e os rivais reagem rapidamente.
A situação se instala na subida de 10,3 km. Wilco Kelderman e Robert Gesink (Jumbo-Visma) comandam o pelotão, com menos de 20 ciclistas. A diferença para Almeida aumenta em 2 minutos e Evenepoel fica atrás em mais de 5 minutos.
Jumbo-Visma ainda controla a situação nas primeiras subidas do Col du Tourmalet (18,9 km a 7,4%). Vingegaard ataca faltando 8 km para a chegada e segue sozinho na ponta. Enric Mas (Movistar), Juan Ayuso (UAE Team Emirates) e Cian Uijtdebroeks (Bora-Hansgrohe) tentam perseguir, trazendo Sepp Kuss e Primoz Roglic (Jumbo-Visma).
Sepp Kuss ataca faltando 1,5 km e garante o segundo lugar da etapa, 30s atrás de Vingegaard. Roglic termina logo atrás dele, 3s depois Sepp, para fazer um histórico 1-2-3 no pico francês. Os três líderes da Jumbo-Visma também ocupam as 3 primeiras posições da classificação geral.
Melhores momentos – Etapa 13
Classificação – Etapa 13
Resultados por: FirstCycling.com

Camisas
La Roja: Sepp Kuss (Jumbo Visma)
Maillot verde: Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck)
Maillot de la montaña: Jonas Vingegaard (Jumbo Visma)
Maillot blanco: Juan Ayuso (UAE Team Emirates)
Veja mais no site oficial da La Vuelta, clicando aqui.
Fique ligado no SprintNews para mais matérias durante a prova e os resultados da disputa do La Vuelta 2023, clicando aqui.