Remco Evenepoel (Soudal-Quickstep) conquistou a vitória da etapa 14 da La Vuelta 2023. Romain Bardet (DSM-Firmenich) foi o segundo e Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) o terceiro colocado na etapa.
Depois de ficar para trás e perder tempo na etapa 13, o campeão belga atacou e seguiu na fuga com Romain Bardet (Team DSM-Firmenich), acelerando no trecho final para venceu com 1min12s de vantagem sobre o francês. No pelotão, atrás, Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) terminou em 3º, a 6min33s.
A etapa 14 teve 156,5km percorridos entre Sauveterre-de-Béarn e Larra-Belagua com mais desafios nas montanhas. O percurso começou com 40km planos antes das duas subidas de categoria especial, o Col Hourcere, a 1.440m, e o Puerto de Larrau, a 1.579m. Após a descida do Puerto de Larrau, mais uma pequena subida para Puerto de Laza e por último, o desafio final com a chegada ao alto no topo de Puerto Belagua.
A camisa de montanha e vitórias em etapas. Acho que são alguns bons objetivos até Madrid.
Ontem foi um dia muito difícil e a noite também. Não consegui dormir muito, tive uma noite muito ruim, com muitos pensamentos negativos na cabeça. Hoje acordei e disse a mim mesmo: aproveite ao máximo. Fiz um reconhecimento desta etapa porque era uma etapa importante para a classificação geral.
Eu sabia perfeitamente como eram as subidas, é uma etapa muito difícil. Eu estava me sentindo muito bem, acabei sozinho no grupo da frente, com o Bardet. A diferença foi aumentando na descida e trabalhamos muito bem juntos.
Remco Evenepoel
A vitória da etapa trouxe a camisa de líder da classificação de montanha para Remco Evenepoel. Na classificação geral o belga subiu para o 15º lugar, 19min e 12s atrás de Sepp Kuss.
Na classificação geral, o trio da Jumbo-Visma segue no topo da tabela, com Sepp Kuss em primeiro, Primoz Roglic em segundo e Jonas Vingegaard em terceiro. As diferenças também não se alteraram, Sepp está 1min e 37s à frente de Roglic e 1min e 44s à frente de Vingegaard.

A etapa
Depois da subida histórica ao Col du Tourmalet, o pelotão de Vuelta enfrenta mais escaladas nos Pireneus, com os poderosos Col de la Hourcere e Puerto de Larrau com a chegada ao alto em Larra-Belagua na fronteira entre França e Espanha.
As subidas do dia inspiram os atacantes, especialmente Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) que ataca repetidamente.
Depois de cerca de 40 km de batalha o belga finalmente consegue escapar. Outros 23 pilotos juntam-se a ele na frente, incluindo os vencedores etapas Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe) e Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) e aspirantes a vencedores de etapas como Romain Bardet (DSM-Firmenich), Michael Storer (Groupama-FDJ ), Damiano Caruso (Bahrain Victorious), Juan Pedro Lopez (Lidl-Trek).
O grupo da fuga percorre 51 km na primeira hora para abrir uma vantagem de 4min e 30s para o pelotão. Evenepoel conta com o apoio de Mattia Cattaneo para tentar construir uma vantagem maior na subida do Col de la Hourcère (11,1 km a 8,8%). Evenepoel é o primeiro a passar pelo topo (km 65,2) e acelera com Bardet. A vantagem sobre o pelotão está em pouco mais de 3 minutos.
Os dois líderes ampliam a vantagem no caminho para a segunda subida do dia, o poderoso Puerto de Larrau (14,9 km a 8,0% com inclinação máxima de 16%). Na parte inferior, os seus perseguidores seguem 50s atrás e o pelotão por 4min e 15s.
Evenepoel e Bardet colaboram na subida. Storer sai em sua perseguição. Evenepoel praticamente garante a camisa de bolinhas ao manter a ponta nas subidas. Storer passa 2s depois de Remco, Jonathan Castroviejo (Ineos Grenadiers) e Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) passam 3min 15s após o líder e o pelotão está 6 minutos atrasado.
Os dois líderes iniciam a subida final (9,5km a 6,3%) com uma vantagem de 4min e 45s para um trio de perseguidores e 8min e 20s para o pelotão. Evenepoel ataca Bardet a 4km do final e conquista a vitória solo com uma diferença de 1min e 12s para o francês.
Melhores momentos – Etapa 14
Classificação – Etapa 14
Resultados por: FirstCycling.com

Camisas
La Roja: Sepp Kuss (Jumbo Visma)
Maillot verde: Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck)
Maillot de la montaña: Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep)
Maillot blanco: Juan Ayuso (UAE Team Emirates)
Veja mais no site oficial da La Vuelta, clicando aqui.
Fique ligado no SprintNews para mais matérias durante a prova e os resultados da disputa do La Vuelta 2023, clicando aqui.