O português Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) venceu a etapa 15 da La Vuelta 23, Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) foi o segundo e Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe) o terceiro. Sepp Kuss (Jumbo-Visma) avança para o segundo dia de descanso com La Roja nos ombros.
A etapa 15 foi disputada entre Pamplona e Lekunberri e teve um percurso de 158,5km. Uma etapa clássica de montanha Grand Tour, com 2.345m de altimetria acumulada. A parte percurso inclui 2 subidas ao Zuarrarrate (7,3km a 4,8%), a última delas termina a 8km da meta.
Rui Costa, de 36 anos, conquistou o título mundial de estrada em 2003 e venceu pela última vez uma etapa da Vuelta no mesmo ano. Em 2023 o portugês se mudou para a equipe Intermarché-Circus-Wanty e agora volta a conquistar um pódio.
Eu me preparei muito para o Tour, mas as coisas não aconteceram, foi um pouco triste. Eu ainda me sentia bem e pedi para que me deixassem disputar a Vuelta para tentar vencer uma etapa e agora vejam. Não é fácil. Não é só sobre vencer hoje, é muita dedicação, muito trabalho que as pessoas não vêem
Rui Costa
O trio da Jumbo-Visma mantém o topo da tabela da classificação geral sem alterações, com Sepp Kuss em primeiro, Primoz Roglic em segundo e Jonas Vingegaard em terceiro. As diferenças também não se alteraram, Sepp está 1min e 37s à frente de Roglic e 1min e 44s à frente de Vingegaard.

A etapa
Depois de dois dias cansativos nos Pireneus, o pelotão enfrenta uma etapa acidentada e complicada entre Pamplona a Lekunberri. Muitos ciclistas viram esta etapa como uma grande oportunidade para a fuga e uma grande batalha se inicia.
Marc Soler (UAE Team Emirates) ataca e Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) segue na sua cola. Cerca de 35 ciclistas se reúnem no km 63, incluindo os líderes da classificação geral.
Evenepoel assume a ponta, com Buitrago (Bahrain Victorious), Elissonde (Lidl-Trek), Molard (Groupama-FDJ), Denz, Kamna (Bora-Hansgrohe), Janssens (Alpecin-Deceuninck), Kron (Lotto Dstny), Caicedo (EF Education-EasyPost), Bouchard, Vendrame (AG2R Citroën), Costa (Intermarché-Circus-Wanty), Rubio (Movistar Team), Hamilton (DSM-firmenich) e Cristian Rodriguez (Arkéa-Samsic). Jumbo-Visma e Alpecin-Deceuninck tentam controlar a diferença em menos de 3 minutos.
Faltando 38km para a meta, Evenepoel lidera o grupo na primeira subida até Puerto de Zuarrarrate (7,3 km a 4,8%) com Buitrago, Rubio, Kamna, Rui Costa, Kron, Rodriguez, Hamilton e Janssens.
Janssens antecipa o sprint intermediário e garante 20 pontos. Ele lidera o caminho até o final da subida final do dia. Buitrago e Costa rapidamente voltam até Evenepoel e passam, deixando o belga para trás, Remco e Kamna tentam perseguir os 3 líderes
Kamna, Buitrago e Rui Costa lutam na descida até Lekunberri. Kamna abre uma pequena vantagem faltando 4 km mas erra a tangência de uma curva, sai da pista e cai na grama. Costa e Buitrago se entreolham e seguem. Kamna alcança os 2 líderes no quilômetro final, os três se estudam, pegam fôlego e Kamna abre o sprint. Rui Costa acelera e passa o alemão antes da linha. O grupo perseguidor chega um pouco mais atrás, também disputando o sprint na chegada e Evenepoel consegue o quarto lugar na classificação da etapa.
Melhores momentos – Etapa 15
Classificação – Etapa 15
Resultados por: FirstCycling.com

Camisas
La Roja: Sepp Kuss (Jumbo Visma)
Maillot verde: Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck)
Maillot de la montaña: Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep)
Maillot blanco: Juan Ayuso (UAE Team Emirates)
Veja mais no site oficial da La Vuelta, clicando aqui.
Fique ligado no SprintNews para mais matérias durante a prova e os resultados da disputa da La Vuelta 2023, clicando aqui.