Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) venceu a etapa 16 da La Vuelta 2023 com mais um show individual de escalada. O dinamarquês atacou a 4km da chegada, cruzando a meta 43s à frete de Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) e 49s à frente de Wout Poels (Bahrain-Victorious).
A semana decisiva da Vuelta começou com a etapa 16 que teve um percurso curto, com 120,5km, entre Liencres Playa a Bejes. A maior parte do caminho da etapa foi por trechos planos, próximos ao litoral mas uma subida curta e íngreme (4,8km a 8,8%, com desnível máximo de 15%) no final deixou o fim da etapa mais movimentado.
Estou muito feliz por vencer hoje. Recebemos notícias terríveis esta manhã de que Nathan van Hooydonck se envolveu em um acidente grave e eu queria vencer para meu melhor amigo hoje. Felizmente agora há boas notícias. É um grande alívio para mim, para a equipe, e espero que ele se recupere logo. Não sei se assumirei a liderança geral amanhã. Só quero aproveitar esse momento.
Jonas Vingegaard
Van Hooydonck, companheiro de equipe de Vingegaard na Jumbo-Visma se envolveu em um acidente de trânsito ao passar mal enquanto dirigia na Bélgica. A equipe informou que ele foi levado ao hospital e está se recuperando bem.
Na classificação geral Sepp Kuss (Jumbo-Visma) manteve La Roja e Vingegaard assume a segunda colocação, 29s atrás do líder. Primoz Roglic (Jumbo-Visma) caiu para terceiro, 1m e 33s atrás de Sepp, Juan Ayuso (UAE Team Emirates) é o quarto colocado com 2m e 33s de desvantagem.

A etapa
O terreno plano do começo inspirou muitos atacantes. A primeira fuga do dia partiu com 10 ciclistas, os ciclistas da Ineos Grenadiers conduziram uma forte perseguição até neutralizá-los, depois 41 km. Depois de mais tentativas, seis atacantes finalmente conseguiram se destacar do pelotão, já no meio da etapa: Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Ste), Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), Julius van den Berg (EF Edcuation-EasyPost), Nicolas Prodhomme (AG2R Citroën), Max Poole (DSM-Firmenich) e Joel Nicolau (Caja Rural-Seguros RGA). No pelotão, a Jumbo-Visma mantém a diferença abaixo de 1m e 20s.
Kaden Groves passa em primeiro no sprint intermediário em Unquera no km 92. Cattaneo fica para trás e a diferença da fuga para o pelotão cai para 30s a 21km para o final. Van den Berg, Prodhomme, Poole e Nicolau são pegos a 10 km da meta.
A Jumbo-Visma mostra seu fabuloso trabalho de equipe e lidera o pelotão para a subida final. Jonas Vingegaard ataca a 4 km do fim. O dinamarquês aumenta a diferença, seu companheiro de equipe Primoz Roglic reage a pouco mais de um quilômetro do fim mas acaba chegando em oitavo, junto do pelotão. Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) foi o segundo colocado 43s atrás do dinamarquês, Vingegaard ganha mais de um minuto sobre os seus adversários da classificação geral e sobe para a 2ª posição geral, 29s atrás de Sepp Kuss (Jumbo-Visma).
Melhores momentos – Etapa 16
Classificação – Etapa 16
Resultados por: FirstCycling.com

Camisas
La Roja: Sepp Kuss (Jumbo Visma)
Maillot verde: Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck)
Maillot de la montaña: Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep)
Maillot blanco: Juan Ayuso (UAE Team Emirates)
Veja mais no site oficial da La Vuelta, clicando aqui.
Fique ligado no SprintNews para mais matérias durante a prova e os resultados da disputa da La Vuelta 2023, clicando aqui.