Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep) venceu a etapa 18 da La Vuelta 2023. É a sua terceira vitória nesta edição da Vuelta e sua 50ª vitória como ciclista profissional. Damiano Caruso (Bahrain Victorious) foi o segundo a 4min e 44s e Andreas Kron (Lotto Dstny) o terceiro a 5min e 10s.
O ciclista belga está matematicamente com a vitória na classificação de montanha, basta terminar as últimas etapas até Madrid que não tem como ele ser alcançado por outro competidor.
Remco foi o primeiro a passar em cada uma das subidas do dia até a vitória solo no topo do Puerto de La Cruz de Linares. Na chegada dedicou sua vitória à esposa.
Ela disse que se eu conseguisse minha terceira vitória, teria que dedicá-la a ela.
Senti que era o mais forte do grupo e que não queria perder tempo, que tinha que ir em frente. Senti que as pernas estavam super boas hoje e tive um dia melhor como na etapa 14. É uma etapa incrível de vencer. Foi uma oportunidade muito boa de levar os pontos para a minha camisa – ganhei todos os pontos – e minha terceira vitória é incrível para encerrar a Vuelta
Depois do dia de folga em Formigal e após o Tourmalet eu tive que virar a página e ir para as etapas. Acho que ganhei três das etapas mais bonitas da Vuelta e peguei a camisa da montanha, então foi uma Vuelta incrível, mesmo que o plano da classificação geral não tenha dado certo.
Remco Evenepoel

A etapa 18 teve 179km de extensão disputados entre Pola de Allande a La Cruz de Linares, a Vuelta tem mais um dia de montanhas nas Astúrias, com cinco subidas classificadas. A primeira começa em Alto de la Estaca (5,1km a 7,5%, categoria 2), seguida pelo Puerto de San Lorenzo (9,9km a 8,6%, categoria 1). Depois vem o Alto de Tenebredo (categoria 3), por fim os ciclistas fazem duas vezes a subida de La Cruz de la Linares (8,3 km a 8,6%).
A classificação geral não sofreu alterações, o trio da Jumbo-Visma lidera com Sepp Kuss, Jonas Vingegaard e Primoz Roglic. A vantagem de Sepp Kuss para Vingegaard aumentou de 8 para 17 segundos. Depois do fim da etapa 17 em que Roglic atacou mais forte para tentar baixar a diferença para Sepp Kuss e Vingegaard subiu junto com o esloveno para fazer a marcação, o dinamarquês abaixou os ânimos na equipe e controlou o pelotão para proteger Sepp ajudando o companheiro a se mantar com a camisa de líder.
Melhores momentos – Etapa 18
Classificação – Etapa 18
Resultados por: FirstCycling.com

Camisas
La Roja: Sepp Kuss (Jumbo Visma)
Maillot verde: Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck)
Maillot de la montaña: Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep)
Maillot blanco: Juan Ayuso (UAE Team Emirates)
Veja mais no site oficial da La Vuelta, clicando aqui.
Fique ligado no SprintNews para mais matérias durante a prova e os resultados da disputa da La Vuelta 2023, clicando aqui.