Alberto Dainese (DSM-Firmenich) conquistou a vitória na etapa 19 da La Vuelta 2023. Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) ficou em segundo e Marijn van den Berg (EF Education-EasyPost) foi o terceiro. O pelotão alcançou os quatro últimos restantes da fuga e acelerou na reta final de. O camisa verde Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) caiu a 1km do fim, Filippo Ganna (Granadeiros Ineos) acelerou antes do seu compatriota que o passou a poucos metros da linha. Dainese conquista sua 6ª vitória como profissional, três delas em Grand Tours.
A etapa 19 foi disputada entre La Bañeza e Íscar com um percurso praticamente plano de 177,5km de extensão, onde os velocistas aproveitaram a última chance para brilhar antes de Madrid.
Tive muita pressão porque sabia que era a última oportunidade para um sprint. Então, quero realmente agradecer aos meus companheiros. Eles fizeram um bom trabalho.
Alberto Dainese

Na classificação geral, o trio da Jumbo-Visma continua segue no topo da tabela. Sepp Kuss mantém a vantagem de 17s sobre Jonas Vingegaard e 1min e 08s sobre Primoz Roglic.
O ritmo estava bom. Às vezes é melhor manter um pouco de tensão nas pernas. Sempre houve um vento lateral irritante, então não foi muito fácil. Não há dia fácil na terceira semana. Acho que nessas etapas em que o dia é mais tranquilo, as pessoas correm riscos e acabam caindo, mas ficamos longe de problemas
Sepp Kuss
A etapa
A primeira fuga do dia já começa após os primeiros 10km percorridos, quatro ciclistas partem na dianteira: Clément Davy (Groupama-FDJ), Paul Lapeira (AG2R Citroën), Mathis Le Berre (Arkéa Samsic) e Michal Schlegel (Caja Rural-Seguros RGA). Eles rapidamente abrem uma vantagem de 2min e 50s com velocidades acima de 45km/h.
A Alpecin-Deceuninck reage rapidamente para tentar controlar distância da fuga e levar Kaden Groves descansado para o sprint final, tentando sua terceira vitória em etapas da Vuelta 2023. A UAE Team Emirates também se ajuda na perseguição e a diferença varia entre 1 e 2 minutos.
Faltam 19,3 km para o fim da etapa Clément Davy ainda resiste ao pelotão e é o primeiro a garantir o bônus do sprint intermediário, Kaden Groves chega em 2º lugar e marca 17 pontos. O francês é pego logo em seguida e Samuele Battistella (Astana Qazaqstan) contra-ataca. O italiano abre uma vantagem de 17s antes de ser alcançado a 10 km do fim.
À medida que Alpecin-Deceuninck avança para o quilômetro final, um engavetamento na frente tira de Groves a chance de consegue correr para uma terceira vitória. Filippo Ganna tenta aproveitar a oportunidade para uma segunda vitória na Vuelta mas Alberto Dainese (DSM-Firmenich) o ultrapassa pouco antes da linha.

Melhores momentos – Etapa 19
Classificação – Etapa 19
Resultados por: FirstCycling.com

Camisas
La Roja: Sepp Kuss (Jumbo Visma)
Maillot verde: Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck)
Maillot de la montaña: Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep)
Maillot blanco: Juan Ayuso (UAE Team Emirates)
Veja mais no site oficial da La Vuelta, clicando aqui.
Fique ligado no SprintNews para mais matérias durante a prova e os resultados da disputa da La Vuelta 2023, clicando aqui.