La Vuelta 2023 – Wout Poels vence etapa 20

La Vuelta 2023 – Wout Poels vence etapa 20

Wout Poels (Bahrain Victorious) da Holanda conquistou a vitória da etapa 20 da La Vuelta 2023 acelerando antes de Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) para o sprint final. Pelayo Sánchez (Burgos-BH) foi o terceiro colocado.

A última grande batalha! Às vésperas de uma chegada rápida em Madrid, o pelotão da La Vuelta 2023 enfrenta mais de 4.000m de ganho de altitude na Serra de Guadarrama, com 10 subidas categorizadas disputadas em 207,8km de corrida para tentar virar a corrida de cabeça para baixo. A etapa mais longa de 2023 foi disputada entre as cidades de Manzanares El Real e Guadarrama.

Wout Poels e Remco estiveram na fuga desde o começo até restarem apenas 5 ciclistas no trecho final, Poels acelerou durante na entrada da última curva, a menos de 400 metros da meta, pegando Remco de surpresa, o belga foi surpreendido pelo sprint do holandês e chegou a demorar um pouco para responder, mas quando acelerou conseguiu chegar bem próximo do concorrente mas não o suficiente para ficar com a vitória.

Os ciclistas da Jumbo-Visma controlaram o pelotão durante a maior parte da etapa, o grupo principal terminou a etapa 10 minutos depois do grupo da fuga. Sepp Kuss cruzou a meta comemorando com seus companheiros Jonas Vingegaard e Primoz Roglic, os três seguem no topo da classificação.

A etapa

A primeira fuga já acontece logo no começo da etapa e uma grande batalha acontece na primeira subida do dia, Collado del Portazgo, no km 12,8. Marc Soler (UAE Team Emirates) lidera o caminho para o topo levando Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e mais 29 atacantes, incluindo outros vencedores de etapas da Vuelta 2023 como Wout Poels (Bahrain Victorious), Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe), Andreas Kron (Lotto Dstny), Hugh Carthy (EF Education-EasyPost), Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) e Romain Bardet (DSM-Firmenich).

Dylan van Baarle e Robert Gesink (Jumbo-Visma) ditam o ritmo do grupo, como fizeram na maior parte da Vuelta 2023. Os atacantes trabalham bem juntos e a diferença chega a 6 minutos quando entram nos últimos 100km.

O grupo da fuga começa a brigar entre si na segunda subida do Alto de Santa Maria, faltando pouco mais de 70km. Com três companheiros na frente (Cattaneo, Knox e Vervaeke), Evenepoel controla a situação nas duas últimas subidas do dia. A vantagem da fuga sobre o pelotão aumenta para mais de 10 minutos.

Na última e mais íngreme subida do dia, o Alto de San Lorenzo de El Escorial (4,6 km a 6,6%), Wout Poels bate o martelo. O holandês lidera o caminho até o topo, seguido por Evenepoel, Marc Soler, Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) e Pelayo Sanchez (Burgos-BH).

Depois de uma descida rápida, os cinco trabalham juntos no plano. Poels surpreende seus rivais ao se lançar primeiro para o sprint. Evenepoel demora a reagir e quase se recupera mas o alpinista holandês resiste à estrela belga e cruza a meta em primeiro.

No pelotão, Enric Mas (Movistar) e Mikel Landa (Bahrain Victorious) atacam e tentam se descolar perto da meta, mas logo são pegos. Sepp Kuss cruza a linha ao lado de Primoz Roglic e Jonas Vingegaard, o trio da Jumbo-Visma chegou comemorando suas conquistas na Vuelta 2023, na véspera da etapa final em Madrid.

Melhores momentos – Etapa 20

Classificação – Etapa 20

Resultados por: FirstCycling.com

Camisas

La Roja: Sepp Kuss (Jumbo Visma)
Maillot verde: Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck)
Maillot de la montaña: Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep)
Maillot blanco: Juan Ayuso (UAE Team Emirates)

Veja mais no site oficial da La Vuelta, clicando aqui.

Fique ligado no SprintNews para mais matérias durante a prova e os resultados da disputa da La Vuelta 2023, clicando aqui.