O australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) conquistou a vitória da etapa 21 da La Vuelta 2023 em Madri superando Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) no sprint final, Nico Denz (Bora-Hansgrohe) foi o terceiro colocado na etapa.
A etapa 21 foi disputada em Madri. com 101.5km percorridos entre o Hipódromo de la Zarzuela até a o centro da capital espanhola, ao entrar no centro da cidade o pelotão completou nove voltas em um circuito com grandes retas e algumas curvas bem fechadas a 180º.
A vitória na etapa final marca a terceira etapa ganha pelo velocista australiano na Vuelta 2023.
Com certeza eu não imaginava vencer deste jeito. Eu queria vencer e assegurar a camisa verde, mas não era minha intenção ter que sair na fuga. Evenepoel era uma ameaça à camisa e eu desconfiava que ele tentaria alguma coisa. Não conquistar a camisa, mas buscar a vitória na etapa. Eu sabia que tinha que marca-lo. O final da etapa foi bem interessante. Eu não queria puxar no último quilômetro porque obviamente arruinaria meu sprint. Nos olhamos por um instante e então o pelotão chegou. Para mim foi melhor ele puxar o pelotão nos últimos quilômetros. Ser o primeiro australiano campeão da classificação por pontos é muito especial para mim.
Kaden Groves

A etapa
A etapa final da Vuelta 2023 começa com um longo trecho neutralizado para as comemorações, fotos e abraços entre os competidores.
Quando os ciclistas entram no circuito final a história mudou, mesmo depois de três semanas pedalando os competidores querem continuar a disputa e a intensidade do pedal aumenta a cada uma das nove vezes. A Alpecin-Deceuninck controla as duas primeiras voltas e Kaden Groves domina o sprint intermediário para praticamente selar a vitória na classificação por pontos.
Nico Denz, Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe) e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) são os primeiros a sair na fuga e abrir uma vantagem, faltando 44km para o fim. Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) sai do pelotão, vai buscar a fuga levando Filippo Ganna (Ineos Grenadiers). Remco puxa o grupo da fuga e os escapados fazem um ótimo trabalho de revezamento na liderança chegando a abrir 20s para o pelotão. Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) segue no grupo da frente.
Nos 500m finais, a fuga diminui o ritmo para os escapados se estudarem pela última vez antes do sprint final mas o pelotão se aproxima perigosamente. Groves acelera e consegue correr para a vitória à frente de Ganna!
Sepp Kuss cruza a linha em segurança com seus companheiros de equipe e comemora sua primeira vitória no Grand Tour depois de se tornar um dos principais sucessos do Jumbo-Visma em 2023.
Melhores momentos – Etapa 21
Classificação – Etapa 21
Resultados por: FirstCycling.com

Camisas
La Roja: Sepp Kuss (Jumbo Visma)
Maillot verde: Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck)
Maillot de la montaña: Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep)
Maillot blanco: Juan Ayuso (UAE Team Emirates)
Veja mais no site oficial da La Vuelta, clicando aqui.
Fique ligado no SprintNews para mais matérias durante a prova e os resultados da disputa da La Vuelta 2023, clicando aqui.