Sepp Kuss (Jumbo-Visma) é o campeão geral da La Vuelta 2023 e o segundo americano a vencer o Grand Tour espanhol. O pódio da classificação geral foi formado por mais dois ciclistas da Jumbo-Visma, o campeão do Tour de France 2023, Jonas Vingegaard, em segundo e o campeão do Giro d’Italia 2023, Primoz Rogli,c em terceiro.
Sepp teve sua primeira e única vitória na Vuelta 2023 na etapa 6, o americano conquistou a camisa vermelha de líder dois dias depois e não a tirou mais. Sepp se defendeu com sucesso de todos os ataques além de contar com o excelente trabalho de sua equipe para protegê-lo, assim pôde garantir um triunfo que muda definitivamente sua carreira: a primeira vitória geral em uma grande volta. É sua segunda conquista na carreira, a primeira foi em 2018 no Tour de Utah.
O gregário esteve com a equipe nas conquistas das três grandes voltas de 2023, puxando o pelotão em várias oportunidades no Tour e no Giro, além de cuidar da proteção dos líderes no meio do pelotão. Agora na Vuelta ele é que foi protegido pela equipe, chegando à Madri escoltado pelo campeão do Tour e do Giro para se tornar o mais novo campeão da equipe Jumbo-Visma.

É incrível. Acho que hoje foi a etapa que mais sofri durante toda a corrida, agora estou feliz que acabou.
Tive a sensação de que seria uma etapa rápida quando vi todos aqueles caras se preparando para atacar no início. Como disse, sofri mais hoje do que no L’Angliru. Foi uma boa maneira de terminar.
É uma mudança de vida, com certeza, mas acho que vou relembrar essa experiência com muitas boas lembranças.
Família e os amigos estão aqui e isso será muito especial. E estar com os ciclistas e a equipe com as histórias das últimas três semanas, são tantas lembranças.
Sepp Kuss
A classificação final da Vuelta terminou com Sepp Kuss 17s à frente de Jonas Vingegaard e 1min e 8s de Primoz Roglic.

Jumbo-Visma faz história
Além de conseguir os três primeiros lugares da classificação geral na Vuelta 2023, a equipe Jumbo-Visma conseguiu um feito inédito no calendário do World Tour ao ser a primeira equipe na história a conseguir a vitória das 3 grandes voltas no mesmo ano.
Primoz Roglic foi o campeão do Giro d’Itália, Jonas Vingegaard foi o campeão do Tour de France e hoje Sepp Kuss trouxe a conquista da Vuelta para a equipe.
Sepp Kuss esteve presente nas 3 conquistas da Jumbo-Visma este ano, o americano terminou o Tour de France na 114ª colocação e o Giro d’Itália na 14ª colocação, com o posto de gregário na equipe, sempre ajudando os companheiros na disputa pela classificação geral.
O trabalho de preparação específico para Roglic no Giro d’Itália, a força demonstrada por Vingegaard nas montanhas do Tour de France e a constância de Sepp à medida que os rivais foram perdendo tempo na classificação geral da Vuelta, mostraram que o planejamento da equipe trouxe resultados concretos para o time. As declarações do chefe da equipe, ao chegar em Barcelona para o começo da Vuelta, que o time iria disputar a classificação geral foi ratificada pela presença dos dois campeões até o momento, a aposta da equipe era alta e a construção do resultado final surpreendeu não só a equipe mas também o publico que vibrou com a vitória do gregário.
Para comemorar este novo capítulo da história do esporte, a equipe preparou uma camisa especial com três faixas nas cores que remetem às vitórias de Grand Tour: rosa para o Giro, amarela para o Tour e a vermelha para a Vuelta.

Camisas
As tradicionais camisas são grandes objetos de desejo e servem para destacar os líderes tanto geral quanto de disputas individuais. Elas ajudam a orientar o público e destacar as lideranças no meio do pelotão.
Os vencedores das demais classificações foram:
La Roja: Sepp Kuss (Jumbo Visma)
Maillot verde: Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck)
Maillot de la montaña: Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep)
Maillot blanco: Juan Ayuso (UAE Team Emirates)

La Vuelta 2024
O percurso da Vuelta 2024 ainda não foi divulgado, mas a organização informou que a próxima edição prova espanhola terá a largada em Portugal, que também vai sediar três etapas. A primeira etapa será disputada entre Lisboa e a cidade de Oeiras. A segunda etapa sairá de Cascais para Ourém e a terceira etapa irá de Lousã para Castello Branco. A Vuelta 2024 será disputada entre 17 de agosto e 8 de setembro.
Será a segunda vez que a capital portuguesa recebe uma etapa da Vuelta. A primeira foi em 1997 e Lisboa foi a primeira cidade fora da Espanha a receber a largada da Vuelta.

Vencedores por etapas
Clique no nome do vencedor para rever os resumos de cada etapa:
1- Team DSM-Firmenich (contrarrelógio por equipe)
2- Andreas Kron
3- Remco Evenepoel
4- Kaden Groves
5- Kaden Groves
6- Sepp Kuss
7- Geoffrey Soupe
8- Primoz Roglic
9- Lennard Kamna
10- Filippo Ganna
11- Jesus Herrada
12- Juan Sebastian Molano
13- Jonas Vingegaard
14- Remco Evenepoel
15- Rui Costa
16- Jonas Vingegaard
17- Primoz Roglic
18- Remco Evenepoel
19- Alberto Dainese
20- Wout Poels
21- Kaden Groves
Classificação Final
Resultados por: FirstCycling.com

Veja mais no site oficial da La Vuelta, clicando aqui.
Fique ligado no SprintNews para mais matérias da La Vuelta, clicando aqui.